Antonio Pereira pede audiência para debater conflito em Amarante

Por Luís Pablo Política
 

O deputado Antonio Pereira (DEM) anunciou que protocolou requerimento na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, pedindo a realização de uma audiência pública, para discutir e encontrar uma solução para o fim de um grave conflito fundiário do município de Amarante, que pode culminar com a expulsão de suas terras de cerca de 20 mil pessoas de três mil famílias de produtores rurais e lavradores.

Deputado Antonio Pereira

Deputado Antonio Pereira

O parlamentar informou que o conflito fundiário em Amarante se agrava a cada dia, e foi ocasionado porque a Fundação Nacional do Índio (Funai) pretende ampliar, em mais de 200% – por meio da Portaria 1437, de 08 de outubro de 2010 – a Reserva Indígena Governador, dos atuais 41.643ha para 204.729ha. Hoje as reservas indígenas ocupam mais de 45% de Amarante. Com a ampliação, esta ocupação subiria para 75%.

Antonio Pereira informa, também, que a área de 163.086ha, pretendida pela Funai, atinge 1.500 propriedades rurais, 11 assentamentos (6 do Incra e 5 do Banco da Terra), e mais de 75 povoados e localidades da região da mata e do sertão do município de Amarante. “Existem apenas 577 índios na área”, assinala.

O democrata garante que os pecuaristas também reclamam que vão amargar sérios prejuízos, caso a Funai consiga ampliar a Reserva. Dados da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged/MA) revelam que hoje o rebanho bovino de Amarante é de 190 mil cabeças, e na reserva pretendida pela Funai são criadas 127.066 cabeças de gado.

Na avaliação de Antonio Pereira, não justifica a ampliação da Reserva, pretendida pela Funai. Segundo ele, Amarante já possui 54% de sua extensão, o equivalente a 408.000ha, ocupadas pelas reservas indígenas Araribóia (338.000ha), Governador (41.6432ha) e Reserva Krikati (28.947ha). “Além do mais, os lavradores e produtores rurais estão na área há mais de 10 anos”, afirmou.

Pereira participa ativamente da luta da Comissão em Defesa dos Proprietários Rurais de Amarante, para evitar a demarcação da Reserva Governador. Recentemente, o deputado se reuniu, em Brasília (DF), com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, para discutir a questão, acompanhado de prefeitos da região Tocantina e lideranças da Comissão. O ministro prometeu estudar o problema e apresentar solução.

Um comentário em “Antonio Pereira pede audiência para debater conflito em Amarante”

  1. Agnaldo Nunes Neves

    Isso é uma mulecagem. Hoje índio tem mais direito do que todos os cidadãos que trabalham e geram riquezas pra este país. Enquanto estes índios só sabem plantar maconha e negociar madeiras das florestas. Fico altamente impressionado com o nosso Brasil. Gente de bem é tratado como bandido e índio é tratado com as benécias da Lei. É por isso que a gente não cresce ideologicamente. Tem uns filho da puta que fazem Leis como se fossem pra época do descobrimento do Brasil.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários