Caema distribui panfletos e camisinhas, menos água

Por Luís Pablo Política
 

Blog do Luís Cardoso

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão resolveu cair na folia. Vai promover a “Feira da Saúde e da Alegria”, distribuindo panfletos sobre prevenção de problemas de saúde, camisinhas e colocando à disposição serviços de verificação de pressão arterial, testes de glicemia, vacinação contra Hepatite B, Trípice Viral e Febre Amarela, durante o período carnavalesco.

A Caema assumiu o papel da sua gestora mãe, a Secretaria de Estado da Saúde, sob o comando do deputado licendiado Ricardo Murad. Tem um detalhe que chama a atenção: a campanha é válida apenas para colaboradores e terceirizados. Ou seja: para com quem a empresa estatal tem contrato$.

Ora, se a Caema vai entrar na campanha que é da saúde, com gastos gráficos, contratações de pessoas e equipamentos para a execução dos serviços, aí tem. E como tem.

Aquilo que a população da capital mais necessita, a Caema esquece de distribuir: água. O problema da falta do líquido precioso é crônico e ninguém quer resolver.

São Luís enfrenta o colapso no abastecimento de água há vários anos. E se agravou mais ainda nos últimos meses com o rompimentos da adutora do sistema Italuis, inaugurado pelo então governador João Castelo, no início da década de 80, previsto para 20 anos. E já se passaram 31 anos e nada.

A Caema e a Secretraia de Saúde têm a obrigação de entender que água é vida. Água potável e de boa qualidade evita doenças. Cidades com sistema de esgotamento sanitário funcionando registram indíces menores de doenças.

A população da capital anda cansada de carregar latas de água na cabeça. A Secretaria de Estado da Saúde não executa ações preventivas. Prefere construir hospitais, com preços superfaturados, aditivos de obras irregulares e outros ilícitos.

O secretário Ricardo Murad prefere uma população doente para construir hospitais do que adotar programas preventivos. Por isso, anda preocupado se a Polícia Federal investiga ou não sua gestão.

O blog tem bomba, mas prefere não atrapalhar as investigações.

Um comentário em “Caema distribui panfletos e camisinhas, menos água”

  1. Macabeu

    Essa CAEMA, é um antro de corrupção e ladroagem, pobre Caema, já prestou, não tem outro objetivo a não ser acoitar corruptos que usam a instituição para manobras ilícita e enriquecimento, está certo quando se diz, o que menos faz é distribuir água e outro serviço para a comunidade.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários