Campanha difamatória contra Luís Fernando não se resume a pesquisa

Por Luís Pablo Política
 

Blog do Roberto Kenard (abaixo o texto do jornalista)

Leio num blog alinhado ao Esquema Sarney, com repercussão em blogues que se passam por oposicionistas, que a feroz campanha contra o Chefe da Casa Civil do governo Roseana Sarney, Luís Fernando, tem como causa pesquisa não divulgada na qual Lobão não aparece bem.

Eis aí uma meia-verdade que vale por uma mentira inteira.

É claro que a desavença interna na oligarquia Sarney tem como centro a disputa de 2014. Mas a isso não se resume e encontra-se longe de um resultado negativo de pesquisa, convenhamos.

Luis Fernando trabalho intenso como auxilair da governadora

Luis Fernando trabalho intenso como auxilair da governadora

Essa visão nos quer passar que a desavença começou ontem. Não começou. Em 2011, quando não havia sinal de pesquisa, já havia sinal de fumaça. E não provinha diretamente de Lobão, mas do primeiro-cunhado Ricardo Murad. Como já escrevi aqui, por dois motivos: 1) Murad põe na quota de Luís Fernando e de seu grupo a humilhação de ter retirado o nome da disputa pela Presidência da Assembleia quando já dava ordens como eleito e 2) porque não interessa ao projeto político de Murad um Luís Fernando governador. É a junção do talher com a comida, se é que me entendem.

Além do mais, seria ingênuo imaginar Lobão dando ordens para que blogueiros sarneístas façam campanha contra Luís Fernando. Por exemplo: o jornalista e blogueiro Décio Sá, quem faz mais dura e sistemática campanha contra Luís Fernando, encontra-se sob as ordens de Lobão? Não! Encontra-se sob as ordens direta da superintendente do Sistema Mirante de Comunicação, Teresa Murad Sarney (mulher de Fernando Sarney e irmã de Ricardo). Isso, naturalmente, quer dizer alguma coisa, claro. Só os tolos fingem não perceber.

Evidente que a Lobão interessa a campanha de desmoralização, mas daí a dizer que ele é o personagem principal vai um abismo.

Em outro momento, os mesmos blogueiros, no afã de tirar de Flávio Dino a postura de oposicionista, tratam de divulgar uma hipotética aliança entre Lobão e Dino agora em 2012 com repercussões em 2014. Vejam como o desejo de desconstruir Flávio Dino leva a uma contradição insanável. Quem faz campanha contra Luís Fernando acaba por beneficiá-lo em relação a Lobão. Um nó sem saída.

Sei que vão me dizer: também aí se encontra João Alberto, etc etc. Grande novidade. Só que esse não é o eixo, meu caros. Melhor seria citar o senador do Amapá José Sarney. Por ele o candidato em 2014 seria Lobão, ou alguém aí tem dúvidas? O diabo é que aquela que parecia madrinha de Luís Fernando, Roseana Sarney, a tudo assiste calada. Por dois motivos: a) não se interessa por nada que se passa no governo e b) entende tanto de política quanto eu de criar bodes.

Essa, sem dúvida, não é a primeira guerra interna na oligarquia Sarney, mas tem tudo para se transformar na mais perniciosa.

Mas algo precisa ser dito, por último e não menos importante: o que Luís Fernando vem passando é inerente à contradição que vem abraçando. Um gestor competente e pessoa comprovadamente digna não poderia pertencer a um grupo arcaico.

Encontrará uma válvula de escape? Não acho impossível, porque até mesmo quem é correto a tudo se adapta. Porém é muito difícil que sobreviva às picadas das cobras com quem decidiu conviver.

PS: Não se esqueçam de que foi Roseana Sarney quem antecipou a disputa de 2014, quando ainda em 2011 disse numa inauguração que em breve Luís Fernando estaria no andar (no Palácio dos Leões) em que hoje ela, Roseana, se encontra.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários