Para emplacar Luís Fernando, Roseana pede para Sarney apoiar Lobão à presidente do Senado

Por Luís Pablo Política
 

Decidida a impor seu estilo de governar, como se política fosse via de mão única, a governadora do Maranhão Roseana Sarney (PMDB) decidiu pedir a ajuda do pai, o tetrapresidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), para apoiar o desejo da presidente Dilma Rousseff em fazer o ministro Edison Lobão (Minas e Energia), o próximo presidente do Senado Federal. Pura armação.

Governadora Roseana Sarney

Governadora Roseana Sarney

O objetivo de Roseana seria esvaziar o poder de Lobão que está concentrado em diversos municípios, onde lideranças da base aliada apoiam o seu projeto de governar o Maranhão.

Acontece que Edison Lobão, mesmo fazendo parte do grupo político de José Sarney, não abre mão da sua candidatura a governador do Estado. E dificilmente aceitará qualquer imposição de Roseana Sarney, que insiste em emplacar o seu secretário Luís Fernando (Casa Civil).

O chefe da Casa Civil, como se sabe, tem ampla rejeição da base governista para apoiar a sua candidatura ao governo. E isso de fato, poderá ser um grande problema.

Esse desejo da governadora, criará uma situação de constrangimento ao presidente do Senado, que há anos mantém aliança com o ministro de Minas e Energia.

E se retaliar parte da base aliada, Roseana Sarney estará fadada a se aproximar da ingovernabilidade.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários