Roseana Sarney faz de tudo para manter Bernardo Bringel no governo

Por Luís Pablo Política
 

Secretário Bernardo Bringel

Secretário Bernardo Bringel

A governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), tem se esforçado o máximo para manter o secretário Bernardo Bringel em seu governo.

O secretário não esconde de ninguém o desejo de voltar para Brasília, onde foi secretário-executivo do Ministério do Planejamento durante os oito anos do governo Lula.

A saída de Bringel do Governo do Estado gera duas grandes crises para Roseana. A primeira é perda de um secretário que tem currículo invejável, excelentes relações em Brasília e muito conhecimento técnico das áreas de administração e planejamento.

A segunda é a briga que pode acontecer entre os aliados que tentam assumir o comando da poderosa Secretaria de Educação, atualmente ocupada por Bernardo Bringel que responde também pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAN).

Governadora Roseana Sarney

Governadora Roseana Sarney

A governadora Roseana Sarney confirmou para vários interlocutores que a permanência do secretário na equipe de governo irá impedir uma minirreforma nesse momento.

Roseana está em busca desde o começo do ano de um novo secretário de Educação. No início de junho deste ano, ela havia chamado o secretário Pedro Fernandes (Cidades) e tinha acertado todos os detalhes da posse dele na SEDUC. O que até agora não aconteceu.

A maioria da base governista tem defendido o nome do ex-secretário João Abreu para assumir a Educação. Muitos também têm pressionado a governadora para que a pasta não seja ocupada por um político e sim por um técnico.

Alguns aliados acham que a SEDUC pode ser usada para reforçar a base eleitoral de Pedro Fernandes no pleito de 2014. Por essa razão, Roseana tem levado Fernandes na “conversa”.

Secretário Pedro Fernandes

Secretário Pedro Fernandes

Fontes do Palácio dos Leões garantiram ao blog, que Roseana Sarney vai usar as obras da Avenida Quarto Centenário, que fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Rio Anil, como “pretexto” para que Pedro Fernandes permaneça na Secretaria de Cidades.

Para assessores mais próximos, a governadora tem dito que vai falar para o secretário ficar na pasta até a inauguração da obra. Tudo desculpa.

O secretário Pedro Fernandes tem se sentido insatisfeito na Secid. Em várias conversas reservadas, ele tem dito que vai voltar para Brasília e reassumir o seu cargo de deputado federal.

A saída de Fernandes do governo prejudica diretamente o deputado federal Chiquinho Escórcio, que assumiu em seu lugar.

Aliado ferrenho de Sarney em Brasília, Escórcio não irá gostar nenhum pouco da ideia de deixar o cargo.

2 comentários em “Roseana Sarney faz de tudo para manter Bernardo Bringel no governo”

  1. buraco

    Arari Ma
    O MAIS LAMENTÁVEL E “INEXPLICÁVEL” DE TODA ESSA SITUAÇÃO, É ANDARMOS PELO MUNICÍPIO E VERMOS A INSATISFAÇÃO E A TRISTEZA DO POVO COM TAL RESULTADO, OU ESTOU ENGANADO?? ALGUEM TA SENTINDO A POPULAÇÃO ARARIENSE FELIZ E SATISFEITA?? VAMOS TODOS DEIXAR DE HIPOCRISIA E ENCARAR A REALIDADE, INACREDITAVELMENTE AINDA EXISTEM PESSOAS QUE VENDEM SEUS VOTOS POR ESMOLAS E FAVORES, ESQUECENDO-SE DAS POSTERIORES CONSEQUENCIAS.. CONSEQUENCIAS ESSAS QUE NOS COLOCARAM NESSE DESCASSO E CALAMIDADE ATUAL. E AOS QUE NÃO ENTEDERAM AINDA, DIGO, QUE ISSO NÃO É CULPA DO ATUAL “GESTOR”, NEM DO SEU GRUPO, E MUITO MENOS DE DEUS(já que muitos dizem ser feita sua vontade), O VERDADEIRO E ÚNICO CULPADO É O PRÓPRIO POVO ARARIENSE. POIS TODO POVO TEM O GOVERNANTE QUE MERECE, E DEUS NÃO FAZ POR NÓS O QUE NÓS MESMOS PODEMOS FAZER, ELE NOS DAR SIM, O LIVRE ARBÍTRIO TE FAZERMOS NOSSAS ESCOLHAS, SEJAM ELAS CERTAS OU ERRADAS.. E NÓS QUE AMAMOS ESSA QUERIA TERRA PRECISAMOS DEIXAR DE SERMOS ACOMODADOS E NEGLIGENTES COM NOSSO POVO E NOSSO MUNICÍPIO.. R E F L I T A ! ! ! ! !

  2. O povo

    SÓ O QUE FALTAVA UM SUPER-SECRETÁRIO NO ESTADO DO MARANHÃO, ESSE GOVERNO DE MENTIRAS NUNCA SE PREOCUPOU COM A EDUCAÇÃO DESSE ESTADO QUE VIVE A MERCE, É UM DESCASO COM OS MILHARES DE ESTUDANTES E PROFESSÔRES DO NOSSO POBRE ESTADO, ATÉ QUANDO IREMOS SOFRER COM ISSO, SERÁ QUE O POVO DESSE ESTADO NÃO ENXERGA ISSO, ESSA GOVERNADORA SEMPRE BRINCOU COM A NOSSA EDUCAÇÃO, ESSE GRUPO NUNCA QUIS QUE O POVO OBTESSE CONHECIMENTO, NA VERDADE MESMO AQUELA PASTA SÓ SERVE É PARA ENRIQUECER OS QUE MUITO ALI PASSARAM, CHEGA DE BRINCAR COM A EDUCAÇÃO SENHORA GOVERNADORA, ALI TEM UMA TAL DE IVANA, UMA COBRA CRIADA MANDANDO EM TUDO E A CADA DIA ENCHENDO SEU BOLSO DE DINHEIRO, MUITOS TENHO PEDIDO A VOLTA DO PROFESSÔR CESAR PIRES, EM POUCO TEMPO QUE ALI FICOU VIU MELHORAS NA EDUCAÇÃO, NÃO ESTOU PUXANDO SACO NÃO NEM CONHEÇO DIREITO ESSE CIDADÃO MAIS OS NUMEROS MOSTRARAM ISSO, TRABALHO NA EDUCAÇÃO E SEI O QUE FALO, PROCURE INVESTIGAR O QUE ALI SE PASSA, TENHA CUIDADO COM OUTRAS VIBORAS, CARMEM AROSO E A GRAÇA TAJARA, SAÕ FARINHA DO MESMO SACO, E A SENHORA CONTINUA BRICANDO COM ESSA PASTA, QUE TALVEZ SERIA O ESPELHO DESSE SEU GOVERNO, ESTAMOS REVOLTADO A CADA DIA QUE SE PASSA, FAÇO UM APELO A GOVERNADORA, PARA DE BRINCAR COM A EDUCAÇÃO DESSE POVO AÉ PELO AMOR DE DEUS, NOS RESPEITE, NÃO MERECEMOS MAIS ISSO.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários