Ana Emília Figueiredo de Oliveira será a nova secretária de Saúde de São Luís

Por Luís Pablo Política
 

Ana Emília Figueiredo de Oliveira

Ana Emília Figueiredo de Oliveira

A odontóloga e atual coordenadora da Universidade Aberta do SUS/ UFMA, Ana Emília Figueiredo de Oliveira, está confirmada para assumir a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís a partir do dia 1° de janeiro de 2013. A informação é de um auxiliar do prefeito eleito Edivaldo Holanda Júnior.

Ana Emília terá um grande desafio pela frente: melhorar o setor da saúde na capital, que se encontra em completo estado de abandono.

A escolha pelo seu nome foi em razão das suas várias especializações na área da saúde. Ela possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), tem especialização em Radiologia Odontológica e Endodontia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde (UFMA).

A odontóloga também tem mestrado e doutorado em Radiologia Odontológica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Pós-Doutorado/Professora Visitante pela Universidade da Carolina do Norte/Chapel Hill-EUA.

Com Ana Emília no comando da saúde, Edivaldo Holanda Júnior pretende dar um choque de gestão no setor, que está um verdadeiro caos.

Outros nomes

Também estão confirmados para integrar a equipe de governo de Edivaldo Júnior, a professora da UFMA, Débora Baesse, que comandará a Secretaria da Criança e Assistência Social (SEMCAS) e Miriam Aguiar na Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT).

Ao todo, já foram confirmados 11 nomes que passarão a comanda as secretarias municipais de São Luís. Veja abaixo a lista dos outros nomes:

Rodrigo Marques – Secretaria de Governo, como um dos homens de confiança de Edivaldo Holanda Júnior.

Professor Lisboa – Secretaria de Educação (vereador eleito de São Luís, terá o seu lugar ocupado pelo primeiro, Paulo César, que assumirá na Câmara de São Luís)

José Azzolinni – Secretaria de Fazenda

13 comentários em “Ana Emília Figueiredo de Oliveira será a nova secretária de Saúde de São Luís”

  1. Jose Peter

    É advogado secretario de urbanismo, dentista secretaria de saude. É Holandinha, ta sabendo legal né cara? Deus nos ajude.

  2. Tacito Branco

    BOMBA!!!!

    Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão expede alvará milionário à pessoa que já morreu!
    Isso mesmo que você está lendo, o processo trata-se de PRECATÓRIO (ordem judicial para pagamento de débitos dos órgãos públicos federais, estaduais, municipais ou distritais) destinado ao pagamento de um autor que já havia falecido, no entanto o dinheiro, aproximadamente R$ 3 milhões de reais, estavam depositados há anos na conta judicial, bastando a simples expedição do alvará judicial para levantamento por parte do Tribunal. Aí que veio o CRIME, e pior envolvendo uma pessoa ligada a um Desembargador do TJ/MA. Trata-se do Senhor ROBERTO MOTTA DA SILVA e PEDRO RIBEIRO DA SILVA, irmão e pai de um assessor do mesmo Tribunal, onde o mesmo foi preso juntamente com uma quadrilha especializada em falsificação de documentos públicos com o fim de lesar o patrimônio particular de quem já morreu, dentre outros crimes. Ao que me parece todos o blogueiros, além da imprensa em geral estão amordaçados, isso mesmo, calados, com medo de divulgar o caso, por envolver supostamente uma alta figura do judiciário!! Será que o CNJ não vai ter acesso a esse inquérito??? É bomba de nitroglicerina pura o conteúdo desse inquérito instaurado pela Policial Federal do Maranhão! O juiz federal que investiga o caso é o Sr. JOSÉ MAGNO LINHARES MORAES, o processo é o de número 0040682-67.2012.4.01.3700 e 40686-07.2012.4.01.3700, tratando-se de ESTELIONATO MAJORADO (ART. 171, § 3º) – CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO – PENAL.
    A pesquisa de todo o processo encontra-se no site da Justiça Federal:
    http://processual.trf1.jus.br/consultaProcessual/nomeParte.php?secao=MA

  3. erica

    Vamos analisaar:
    A secretária tem graduação em:
    ODONTOLOGIA= 4 anos estudando dente, no máximo entende de alguns plexos cervicais!
    ESPECIALIZAÇÃO EM RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA= entendeu agora um pouquinho mais dos acidentes anatômicos da mandíbula e maxila !
    EESPECIALIZAÇÃO EM ENDODONTIA= sabe restaurar um dente cariado e fazer um canal.
    MESTRADO E DOUTORADO EM RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA= teve que se aperfeiçoar para ganhar mais um pouco, e escolheu qualquer tema para obter o título.
    PROFESSORA VISITANTE NOS EUA = KKKK FAZ- ME RIR… FEZ UM CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE 5 DIAS FORA….
    AGORA VAMOS AO QUE INTERESSA…..

    FEZ UM CURSO DE GESTÃO EM SISTEMAS E SERVIÇOS EM SAUDE NA UFMA.. POXA.. SÓ ISSO QUE ELA FEZ DE GESTÃO EM SAÚDE???

    UMA PENA..

    ENQUANTO OS CARGOS DE GESTORES DE SAÚDE ESTIVEREM NAS MÃOS DE ODONTÓLOGOS, AGENTES DA SUCAM E ETC A SAÚDE DO MUNICÍPIO CONTINUARÁ ESSE CAOS
    QUEM DEVERIA SER O GESTOR ERA MÉDICO OU ENFERMEIRO QUE TIVERAM NO MÍNIMO MAIS DE QUATRO ANOS DE ESTUDO APRENDENDO DAR ASSISTENCIA INTEGRAL AO SER HUMANO…
    ENTENDEM REALMENTE DAS DOENÇAS MAIS PREVALENTES, DO BINÕMIO SAÚDE-DOENÇA, DE DOENÇAS INFECTO PARASITÁRIAS, DE NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA, DE MEDICINA DE ALTA COMPLEXIDADE, DE ATENÇÃO BÁSICA E ETC POIS TIVERAM QUE VIVENCIAR TODO O CONTEXTO…

    NÃO ESTOU TORCENDO CONTRA.. ESPERO REALMENTE QUE ELA CONSIGA E MELHORE A SAÚDE DO NOSSO MUNICÍPIO.. MAS SINCERAMENTE ACHO MUITO DIFÍCIL… SAÚDE PÚBLICA É SENSIBILIDADE…SO TEM QUEM VIVENCIA!!!

    BOA SORTE!!!

  4. Ricardo

    Erica vc precisa se informar mais para poder da uma opiniao de forma no minimo coerente, pra nao dizer outras coisas. Va se informar mais pq acredito q etseja faltando um pouco de informacao ou entao e falta de conhecimento mesmo

  5. Mellina

    Acho apenas triste o cabresto colocado em alguns “humanos”, profa. Ana Emília é de extenso currículo, trabalha há tempos com gestão em saúde, inclusive no programa UNA-SUS, que se você não sabe, não trata só de dente, e este está longe de ser o foco.
    Na odontologia moderna tratamos de seres humanos, acho que você não ficaria muito à vontade se seu dentista lhe visse apenas como uma boca, não é mesmo?
    Outra, mestrado e doutorado não apenas para aumentar o salário não, é um compromisso com ensino e pesquisa, graças à Deus que os temos!
    Pós-doutorado é MUITA COISA, só não é atualização. Quantos pós-doutores você vê por aí?

    Boa, Edivaldo Holanda!

    Acho que foi uma decisão acertada

  6. Carlos

    Erica, você está totalmente equivocada, se informe melhor antes de elaborar uma opnião errônea. Se num simples comentário você já falou baboseiras demais, quem és para falar mal de alguém que não conhece. Perdeu a oportunidade de ficar calada, fica a dica!!!

  7. Luis Vinhais

    ERICA,vc está coberta de razão.Não acredito que só curriculum,nos dê um secretário de qualidade.Por outro lado,certos doutores,se embrenham nas “matas ciliares” das pesquisas tornando-se doutores de se mesmo.Mais do que doutores, as secretarias precisam de gestores, de executivos próximo da solução dos problemas.Gestores de pessoas que comandem uma casa cheia de balburdia como são os socorrões onde não se controla nada.E o deperdício campeia à luz do sol!

  8. Ana Carolina

    Acho que é uma boa opção, os que estavam anteriormente na gestão da futura pasta da odontóloga eram médicos?

  9. sheila pierre

    Erica está muito mal informada sobre a carreira da profa. Emília, e não é apenas currículo, procurem olhar os trabalhos feitos pela mesma.

  10. Kátia Veloso

    Prezada ERICA sem sobrenome nem educação e respeito pelo próximo: era na Idade Média, Dentista só cuidava e entendia de dentes. Para a sua informação, a Odontologia, ao contrario de muita gente, evoluiu. Hoje temos a Odontologia Hospitalar, Intra Uterina, ligada as doenças renais e cardícas e muitas outras coisas que os populares desconhecem pq neste país, não se da a mínima pra saúde bucal. A Prof Dra Ana Emilia esta a frente da UNASUS há anos e com competencia extrema. Entende a fundo de saúde pública. Tem formação, competencia, ja foi professora convidada fora de nosso país, tem capitulos em livros nos EUA, é um brilhantimso e dinamismo que só se convivendo com ela pra saber. Tivemos vários secretarios médicos, enfermeiros e, sem desmerece-los pq respeito a todo colega da área de saúde, não vi melhorias grandiosas em nossa pobre saúde municipal. Antes de sair postando besteira, procure se informar e antes que a pessoa começe a trabalhar, só os imbecis podem julgar. Ela foi CONVIDADA, não se ofereceu….vamos procurar respeitar as pessoas.

  11. Djanira

    É triste que existam pessoas tão ignorantes, mas infelizmente essa é a realidade…que junta dando-se a inveja, falta de respeito ao próximo e total falta de conhecimento se colocam a publicarem tamanhas “besteiras”. Essas pessoas representadas por essa “tal Erica” deviam pesquisar e fazer uma mínima leitura sobre o que é realmente a odontologia atual e o grande número de Cirurgiões-Dentistas que atuam há muito tempo na saúde pública e em cargos de gestão, com destaque e êxito e vêm causando grandes mudanças positivas não só para a saúde bucal, mas para a saúde geral de várias populações em várias cidades não só dentro do nosso próprio Estado, como em várias cidades de outros Estados do nosso Brasil.Sejam como Secretários de Saúde, Coord.Atenção Básica, Prefeitos…etc.Só como um dos exemplos para essa “pobre criatura chamada erica”, o Coord.At.Básica de Curitiba é um Cirurgião-Dentista, premiado como uma das melhores saúde do Brasil e ele em apresentação nacional em BSB, em 2010 foi premiado por ser responsável pelas maiores melhorias na saúde geral de lá. A profa. Ana Emília, além de competente é muito é corajosa de aceitar esse grande desafio.Só desejo paciência, força, perseverança e sorte par ela.

  12. Alice

    Vamos analisar a Érica, julgando-a pelo seu comentário:

    Ela deve ter um cérebro bastante atrofiado, do tamanho de um amendoim. Sua ignorância já tem proporções diferentes, é enorme. Se por acaso é uma profissional da saúde, coitada, não deve ter visto nada de saúde pública.
    O meu recado para a Erica: querida não caia de quatro, porque você não mais levantará. Antes de se expressar se informe, é bem melhor do que fazer papel de idiota, porque mesmo sem te conhecer, tenho certeza que é isso que você é!

  13. Camila

    “TIVERAM NO MÍNIMO MAIS DE QUATRO ANOS DE ESTUDO APRENDENDO DAR ASSISTENCIA INTEGRAL AO SER HUMANO”
    Dar assistência integral ao ser humano para você, Erica, resume-se, apenas, a saber a Anatomia, Patologia, Fisiologia, etc, do corpo inteiro? Acho, no mínimo, equivocado o seu “raciocínio”, para não dizer ignorante.
    Entre outras coisas, você mesma disse que é necessária a sensibilidade… e, minha cara, ser apenas médico/enfermeiro não te faz mais sensível; sensibilidade, competência e compromisso independem da profissão.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários