Sarney pode voltar a ser presidente da República

Por Luís Pablo Política
 

Agência Estado

Depois de 22 anos, o senador José Sarney (PMDB-AP) poderá voltar à cadeira de presidente da República. Com a viagem da presidente Dilma Rousseff para a França e a Rússia, a partir do próximo domingo quem assume o governo é o vice-presidente Michel Temer, primeiro na linha da sucessão. Mas Temer deve embarcar para Lisboa, entre os dias 14 e 15, para as comemorações do “ano do Brasil em Portugal”.

José Sarney

José Sarney

O segundo na linha de sucessão, o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-SP), também deve estar fora do País. Há uma previsão de viajar para cumprir agenda do Mercosul. O gabinete, então, ficará aberto para Sarney.

A interinidade de Sarney seria uma “homenagem” de Dilma ao presidente que comandou o Planalto, de março de 1985 a março de 1990. Mas assessores da Presidência e do Senado negam que esta composição seria uma tentativa de agradar Sarney, no momento em que ele poderá ser instado a colocar em votação a derrubada do veto presidencial ao projeto dos royalties do petróleo.

O fato é que a presidente Dilma está preocupada com a mobilização dos governadores de Estados não produtores de petróleo, capitaneados por Cid Gomes, do Ceará, que querem derrubar o veto da presidente, para garantir a distribuição dos recursos. Entre os governadores, Roseana Sarney, do Maranhão, filha do presidente do Senado. Embora a derrubada do veto seja uma manobra considerada difícil de ser concretizada, o Planalto foi alertado sobre o risco de isso ocorrer e tenta agora uma aproximação com Sarney.

No início da semana, a presidente Dilma Rousseff esteve em São Luiz, no Maranhão, quando destacou a parceria do Planalto com o governo maranhense e tratou o ex-presidente como uma das “mais destacadas personalidades” maranhenses.

Dilma também agradeceu a Sarney por “todas as iniciativas que, na liderança do Senado, ele tem propiciado ao Brasil”. No Palácio dos Leões, sede do governo, a presidente recebeu as medalhas da Ordem dos Timbiras e Manoel Bequimão, concedidas respectivamente pelo governo do Estado e pela Assembleia Legislativa.

5 comentários em “Sarney pode voltar a ser presidente da República”

  1. sd. revoltado.

    o mundo ta perdido mesmo, agora lascou sabe se la o que esse monte de estrume vai fazer nesse periodo.

  2. joão

    postado por : Antonio marcos noticias.
    Primo mantém aproximadamente 1.600 funcionários contratados
    Só na secretaria de agricultura do PT do Ex. Vereador Raimundo França, 110% dos funcionários são contratados!

    Buriticupu – O município de Buriticupu/MA vive um verdadeiro caos administrativo, muitos erros que foram cometidos pelo atual Gestor Antonio Marcos de Oliveira (PDT), certamente contribuíram com esse resultado catastrófico.

    Informações repassadas a este blogueiro no inicio da tarde desta quinta-feira (06/12), dão conte de a coisa é mais grave do que se possa imaginar. Segundo minha fonte, a qual por questão ética não posso revelar, os números são alarmantes.

    Integrantes da equipe de transição do próximo Governo, composta pelos os senhores: Jailson Soares, Francisco Dias, Vera. Maria José, L. Silva, Elias Rocha, Luiz Carlos (Contador), Dr. Bruno (advogado) e Luiz Otávio, montada pelo o prefeito eleito José Gomes Rodrigues (PMDB), se surpreendem a cada dia com o que estão constatando “in loco”.

    Ainda segundo a fonte, só funcionários contratados somam aproximadamente 1.600, o que já foi alvo de ações impetradas pelo o Ministério Público, que acolheu dezenas de denuncias desses funcionários que estariam sendo obrigados a fazer campanha para o candidato derrotado do atual prefeito.

    Para que se tenha uma dimensão da gravidade da situação, só na secretaria de agricultura, atualmente comandada pelo o ex. vereador Raimundo França (PT), 110% dos funcionários são contratados, o que não é o mais grave.

    Segundo consta, as situações aqui mencionadas é só a ponta do “ice Berg”. Muita coisa ainda precisa ser levantada pela a equipe de transição do prefeito eleito, o que até o momento não foi possível, por conta dos mesmos ainda não terem tido acesso a todas as “pastas” da administração.

  3. João

    Rapá… Se Bita bater o tambor direitinho é capaz de ele ficar por lá mesmo, já pensou!

  4. EDUARLISON

    SERIA BOM QUE ELE VOLTASSE AO GOVERNO DO ESTADO. AÍ EU QUERIA UM CABRA CHORAO CHORAR TIPO CRIANCINHA MIMADA! E aí Flávio CHORAO, vai encarar?

  5. roberto

    … e haja aposentadoria…

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários