André Campos destaca que ações educativas no trânsito são fundamentais

Por Luís Pablo Política
 

Diretor do Detran, André Campos

Diretor do Detran, André Campos

Os acidentes de trânsito são responsáveis por milhares de mortes e feridos, principalmente em períodos festivos como o carnaval, quando uma grande parte das vítimas, na maioria jovens, aumentam os índices em todo o País, e no Maranhão não é diferente.

Ações conjuntas de fiscalização de todas as forças sejam municipais, estaduais e federais juntamente com o trabalho de educação dos órgãos competentes e da própria sociedade civil organizada são iniciativas que devem ser consideradas ao se analisar uma alternativa viável para tentar frear esses números assustadores.

Foi com essa prerrogativa que o Diretor Geral do Detran-MA, André Campos avaliou de forma positiva a redução de 66% dos acidentes fatais nas rodovias federais do Maranhão, de acordo com levantamento da Polícia Federal do Maranhão que atuou fiscalizando e autuando os motoristas ao longo do período carnavalesco, inclusive em parceria com o Departamento de Trânsito nas saídas da capital.

“Todos nós, participantes do sistema de trânsito, temos responsabilidade na diminuição de conflitos e acidentes de trânsito. Os papéis dos indivíduos no trânsito não são estáticos. Todos devem estar conscientes de seus direitos e deveres e agir de modo menos egoísta para tornar o trânsito mais humanizado. Os educadores de trânsito são responsáveis por ensinar regras de bom comportamento no trânsito, sensibilizando e educando as pessoas para se construir um trânsito melhor, com uma visão mais social do trânsito e as forças policiais atuam no sentido de punir os motoristas infratores que por ventura desrespeitam o Código de Trânsito!”, destacou Campos.

Além da combinação fiscalização e educação, a nova lei seca que passou a ser mais rígida e as próprias formas de comprovação da infração e do crime pelo agente de trânsito foram fundamentais para essa redução nacional e estadual no número de acidentes. Em todo o Maranhão, foram feitos mais de 700 testes de alcoolemia, que resultaram em 60 autuações de lei seca, mais de 300 autos de infração de trânsito e 36 prisões. Foram mais de 5.000 veículos fiscalizados e um acréscimo de 244% em relação a 2012, no número de ocorrências de embriaguez ao volante de acordo com dados da PRF e da PMMA.

No ranking de acidentes de trânsito, por número de mortes, o Maranhão ficou na 12ª posição entre os estados brasileiros. Em todo o país ocorreram 3.149 acidentes nas rodovias federais, com 1.793 feridos e 157 mortes. Em Roraima, Rondônia, Acre, Amazonas e no Ceará não foi computado nenhum óbito pela PRF durante os dias de folia.

Durante a operação Carnaval em todo o país houve uma redução de 18% no número de mortes em todo o país, enquanto que no Maranhão esse índice foi de 66%. Essa foi a maior redução dos últimos 10 anos no país, fato que merece ser destacado.

“A fiscalização se faz necessária para que possamos diminuir os índices de acidentes, essa é cumprir a determinação da Governadora Roseana Sarney”, enfatizou o diretor-geral do Detran, André Campos.

Paralelo as ações nas ruas, o Detran-MA por meio da educação para o trânsito iniciará em março as atividades dos projetos Detran nas Escolas e Escolas no Detran, que será também ampliado para as universidades. “É fundamental que todos nós, ao exercermos nossos papéis no trânsito, sigamos as normas, cobrando nossos direitos e cumprindo nossos deveres, sendo cidadãos educados e nos colocando como figuras de especial importância para um trânsito mais seguro”. Assim, poderemos ter menos mortes e sofrimentos, finalizou Campos.

Um comentário em “André Campos destaca que ações educativas no trânsito são fundamentais”

  1. Ze de Badica

    tem que melhorar o atendimento que tinha ISO e tudo, mas atualmente ta horrível, apenas um guichê funcvionandoi em alguns dos shoppings “cidadão”

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários