Governo junta as alas e deve surpreender a oposição em 2014

Por Luís Pablo Política
 

Blog do Luís Cardoso

O Palácio dos Leões começou a montar o tabuleiro da sucessão estadual usando as mesmas táticas com as quais venceu todas as eleições majoritárias. O senador José Sarney sempre foi o jogador mestre nas estratégias para movimentar as peças na cúpula e principalmente nas bases.

A exemplo de tempos passados, o governo começa a reconstruir nas bases as alianças, unindo as alas contrarias nas cidades para o projeto maior que é a partida de 2014. As jogadas estão sendo miletricamente calculadas e certeiras.

Ao contrário de 2010, quando Roseana Sarney quase foi surpreendida pela oposição, no pleito que se avizinha a situação marchará unida, sem rachas e revigorada.

Os últimos lances estão sendo para alinhavar novas costuras e evitar que os remendos se abram no campo do governo. E, neste sentido, as jogadas estão trazendo resultados satisfatórios para o projeto do governo.

Dilma Rousseff e Luis Fernando

Dilma Rousseff e Luis Fernando

Em Imperatriz, por exemplo, as duas maiores forças políticas, prefeito Sebastião Madeira e o ex-prefeito Hildon Marques, além de Rosângela Curado e deputado Antônio Pereira caminham para o mesmo objetivo: a vitória do candidato do governo.

Aliás, na ampla maioria daquela região, prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e deputados estão em campos diferentes a da eleição regional, mas a torcida é pelo mesmo time no pleito estadual.

Chegando em Santa Inês, o cenário não é diferente. As alas, prefeito (Ribamar Alves) e ex-prefeito (Robert Bringel) estarão no mesmo rumo, assim como em Lago da Pedra com as duas maiores representações políticas da cidade, prefeita Maura Jorge e ex-prefeito Luiz Osmani.

O tabuleiro também vem sendo bem montado em Bacabal, com a possibilidade da união de todas as forças numa jogada coesa e exitosa para o candidato do governo.

Presidente Dutra é outro exemplo forte, com o prefeito Juran e a ex-prefeita Irene Soares. A mesma situação será vivida em Barra do Corda, com os Teles e o prefeito Eric Costa juntos no mesmo projeto.

Portanto, a união das bases é o que sempre fez o governo ganhar as eleições para governador no Maranhão. Elas se dividem no pleito local, mas no estadual, quando bem trabalhadas, como ocorre agora, a vitória fica mais próxima ou é fatal.

O quadro da sucessão estadual de 2014, por enquanto, é favorável ao presidente da Embratur, Flávio Dino. Mas isso tem explicação: desde 2011 só tem ele como candidato.

Faltava ainda o governo sinalizar quem seria o seu. E quando o sinal apontou para a direção do secretário de Infraestrutura, Luis Fernando, o cenário começou a sofrer alterações.

Por onde tem passado o ungido do Palácio dos Leões, as lideranças políticas estão indo ao seu encontro, resultando numa demonstração de força e prestígio junto aos líderes e, consequentemente, ao povo.

Por essa razão, as últimas pesquisas monitoradas pelo Palácio dos Leões e por alguns prefeitos, apontam o declínio da prefrência por Flávio Dino e o crescimento de Luis Fernando.

Foi assim na eleição presidencial de 2010, quando José Serra liderava a disputa faltando 15 meses do pleito. Quando Lula levou sua candidata ao país, o quadro foi se alterando e deu no que deu.

Aqui no Maranhão o cenário começou a ser modificado só com a arrumação das peças no tabuleiro. E olha que a partida ainda nem começou.

5 comentários em “Governo junta as alas e deve surpreender a oposição em 2014”

  1. AISHA

    VAMOS VER. POIS A TRAIÇÃO NA HORA H, VAI COMER CERTA.

  2. Lucio monteverde

    lobão e lobinho e a refinaria, chiquinho escorcio deputado, luis pai e luis filho blogs indepedentes ha ha ha… triste maranhão

  3. maranhense

    Entã tá. Vo ê acredita nisso?

  4. Prof. Silva

    Em Vargem Grande meu caro, como em muitas cidades deste Estado há grupos que apoiaram o governo na eleição passada e até o momento não foram procurados. Aqui nós somos a segunda força, o grupo do prefeito que comanda todos os setores dos órgãos estaduais representa 09 mil votos e nós representamos quase 05 mil votos, faça as contas se juntos caminharmos. O grupo ligado a Flávio Dino representa 06 mil votos, faça as contas se juntos caminharmos. Estamos aguardando pra conversar com alguém do governo, desde que não seja Jones Braga ou Hildo Rocha, esses acompanharam tudo, mas acharam melhor o grupo do governo que é ligado a Gastão Vieira mandar sozinho.

  5. CORREA

    Pablo eu sou um leitor assiduo deste blog mais diante to posicionamento tomado fica a duvida quanto custa um blogueiro

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários