Desarticulado, em São Luís, o “Primeiro Comando do Maranhão”

Por Luís Pablo Política
 

Blog do Daniel Matos

O Serviço de Inteligência da Polícia Militar prendeu hoje três traficantes que integram o Primeiro Comando do Maranhão (PCM), facção criminosa com ligações com organizações de outros estados, principalmente o Primeiro Comando da Capital (PCC), famoso por promover uma série de atos de violência em São Paulo, como chacinas, rebeliões, incêndios em ônibus, entre outros crimes.

Armas, munição, celulares e documentos apreendidos em poder de membros do PCM

Armas, munição, celulares e documentos apreendidos em poder de membros do PCM

Por volta das 6h desta terça-feira, foi capturado, na Vila Conceição, bairro próximo ao Alto do Calhau, Fábio Bezerra Sousa Cortes, vulgo Paulista, 33 anos. O acusado já havia sido preso antes com 50 kg de maconha, no Terminal Rodoviário de São Luís, e continuava traficando. Também foram para a cadeia Jarisson Sá Almeida, o Senzala, 37 anos, e Jheyrison Pereira da Silva, vulgo Diego, 20.

Os dois primeiros moram na própria Vila Conceição e o terceiro reside no São Bernardo. O trio foi encaminhado à Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), no Bairro de Fátima.

Traficantes e autores de vários outros delitos, os três se auto-intitulam membros do PCM, facção criminosa que ficou conhecida por ameaças dirigidas a policiais civis e militares de São Luís e até mesmo ao ex-superintendente de Polícia Civil da Capital e atual secretário de Justiça e Administração Penitenciária, Sebastião Uchoa.

Com o trio, foram apreendidos dois tabletes de maconha prensada com aproximadamente 3,6 kg, 300 gramas de maconha avulsa, cinco pedras de crack, 22 cartuchos de espingarda calibre 12, um revólver Taurus calibre 38, com numeração raspada e seis munições intactas, três celulares e um maçarico.

Bonde do 40

Na mesma operação, foram presos Alysson Pedrosa Santos, o Galego, 24 anos, morador da Vila Bacanga, Stefanny Ribeiro Nunes, 24, traficante e ex-presidiária residente na Vila Passos, e Ronecyr Louzeiro Reis, moradora do conjunto Roseana Sarney, em Paço do Lumiar, mulher do traficante Allan Kardec, membro do Bonde do 40, outra organização criminosa conhecida por promover o terror nos bairros da capital onde atua.

Além de homens do Serviço de Inteligência da PM, participaram da operação policiais do 1º, 6º, 8º e 9º BPMs, além de guarnições do Batalhão de Choque.

A ação policial foi considerada extremamente proveitosa, pois tirou das ruas criminosos altamente nocivos à sociedade, cuja atuação vinha fortalecendo o crime organizado não só em São Luís, mas em outras regiões do Maranhão.

6 comentários em “Desarticulado, em São Luís, o “Primeiro Comando do Maranhão””

  1. Sergio

    Obs.:
    O Serviço de Inteligência da Polícia Militar

    Ã pensou em volta a antiga equipe da PM MA chamado “VELADOS” Moço naquela época que eles tavamatuando na grande ilha e na Imperosa bandido vivia doido com medo de ser preso por essa equipe.
    E olha que eles trabalham mesmo.
    Mais ai o Tal secretário com medo da PC. Retiraram eles. Acabou de vez.
    Pq estava mesmo trabalhando mesmo de verdade e não como Tal…

  2. Marcelo

    Sou contra apena de morte, mas sou a favor da prisão perpétua pra essa gente. Tinham que ficar presos por resto da vida em prisões de concreto no piso, nas quatro paredes e no teto pra se ter a garantia de não cavar buraco pra sair.

  3. oleiro pm

    ENQUANTO O CRIME SE ORGANIZA, ONTEM NO PLENÁRIO DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA FICOU PATENTE a DESORGANIZAÇÃO:Os Praças da presidência da associação no Maranhão estão sendo claramente ENGANADOS pelos CORONÉIS com o discurso de que o projeto de lei da GOVERNADORA que os mandaria para casa seria INJUSTO pois não contempla quem seja praça. ORA SENHORES, basta pensar um pouco pra ver que os coronéis(DE REPENTE SE COMPADECERAM DO PRAÇAS?) não tão nem aí pra direitos de outros, eles querem mesmo É QUE A LEI NÃO SEJA APROVADA POIS ASSIM ELES NÃO IRÃO PRA CASA. É SÓ ISSO! Estão apenas usando os líderes das associações para transparecer uma insatisfação de todos os PMs com a nova lei que irá desentravar a carreira de mais de 2000 policiais militares. Basta ver que se a lei for aprovada para OFICIAIS , por questão de ISONOMIA funcional, logo terá que ser extendida aos PRAÇAS. Isso é legalidade, senhores! ENTÃO deixem de ser MANOBRADOS e demonstrar pouca capacidade de raciocínio! OU realmente vocês concordam que é melhor que NINGUÉM ganhe NADA do que iniciar um processo que possa beneficiar toda uma classe em breve? Nossa quanta INGENUIDADE!

  4. rodrigo silva santos

    o bonde dos 40 eh foda mesmo…

  5. ROSA MARTINS

    Ah esse tal de bonde dos quarentas querem mostrar para outras facções que ele são em peso, mandando matar aqui fora aqueles que vacilam com eles e das outras facções criminosa, qui fora da cadeia eles tem uma facção de disterminio só para matar e se não cumprirem a ordem é executado por eles diz que não serve… Pode uma coisa deessa hoje quem estar tomando de conta de são luis principalmente do bairro da liberdade é esse tal bonde dos 40, aqui fora eles vivem bem equipados com carros motos muita armas munições e drogas.

  6. ROSA MARTINS

    Aah tinha esquecido de falar os tipos de carros que eles tem, FRONTIER, CORSA CLASSIC, CELTA, E OUTROS TIPOS DE CARRO MUITOS BONITOS QUE EU NÃO SEI O NOME, eles são poderosos. Aqui no bairro da liberdade tem uma mulher que fala toda hora com o marido dela que ta preso no PRESÍDIO CONHECIDO COMO CADET1 NO ANEX, O QUE JA OUVI ELA FALANDO

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários