Homenagem: Fórum vai receber o nome do desembargador Leomar Amorim

Por Luís Pablo Política
 

O fórum eleitoral da 84ª zona (São Mateus, Alto Alegre do Maranhão e Matões do Norte), que será inaugurado no mês de abril, receberá o nome do desembargador federal Leomar Barros Amorim, ex-membro do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (1989/1991 e 2001/2003).

Desembargador Leomar Barros Amorim

Desembargador Leomar Barros Amorim

Nesta quinta-feira, 27 de março, em sessão administrativa, o desembargador Froz Sobrinho (presidente) colocou em votação pedido do juiz Marco Aurélio Barreto Marques que sugeria o nome de Leomar Amorim para o prédio. A proposição foi aprovada por unanimidade.

“O histórico profissional deste saudoso membro do Poder Judiciário, cuja carreira de notável dedicação aos jurisdicionados é reconhecida por todos, engrandecerá o já vultoso prestígio desta justiça especializada”, frisou o magistrado em ofício encaminhado à presidência do TRE-MA.

Leomar Barros Amorim de Sousa faleceu no dia 5 de março de 2014, vítima de um câncer, contra o qual lutava há alguns anos. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFMA, também era mestre pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa/Portugal.

O magistrado exerceu as funções de membro da Comissão Permanente de Gestão Estratégica, Estatística e Orçamento do CNJ; membro fundador da Academia Maranhense de Letras Jurídicas; professor colaborador na Universidade de Brasília/DF; diretor de Foro na Seção Judiciária do Maranhão; juiz titular das 1ª e 2ª varas da Seção Judiciária do Piauí; juiz convocado pelo TRF 1ª Região; juiz do TRE do Piauí; vice-diretor e diretor de Foro na Seção Judiciária do Maranhão; professor do curso de Direito Administrativo I e Direito Comercial III da UFMA; advogado do Banco da Amazônia S/A e professor do colégio Leonel Amorim (Itapecuru-MA).

3 comentários em “Homenagem: Fórum vai receber o nome do desembargador Leomar Amorim”

  1. Carlos Armando

    Um dos magistrados mais brilhantes e atestadamente o mais correto, justo e probo que já passou pela Justiça do Maranhão. Ademais era corajoso o bastante p/enfrentar as situações e não ceder à pressões, mesmo ante a fúria dos mais poderosos.

    Por tudo isso, tem gente que se roía de inveja dele, como por exemplo um certo promotor de Justiça que não teve capacidade p/enfrentar a ultima fase (prova oral) do concurso de juiz federal: emudeceu, levou PAU DA BANCA EXAMINADORA e volta para casa humilhado!! Em vez de voltar a estudar, preferiu reuzir-se a sua insignificância e nutrir INVEJA do ilustre magistrado.

    Outro exemplo: A INVEJA MORDAZ de um certo Procurador de Justiça, que foi preterido ao cargo de PGJ, mesmo sendo o mais votado no colégio de Procuradores, justamente em razão de atitudes corajosas do falecido magistrado, que denunciou os desvios éticos e morais do candidato….

  2. Luiz

    Merecida homenagem.

  3. Fórum vai receber o nome do desembargador Leomar Amorim | Maycon Alves

    […] O fórum eleitoral da 84ª zona (São Mateus, Alto Alegre do Maranhão e Matões do Norte), que será inaugurado no mês de abril, receberá o nome do desembargador federal Leomar Barros Amorim, ex-membro do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (1989/1991 e 2001/2003). Nesta quinta-feira, 27 de março, em sessão administrativa, o desembargador Froz Sobrinho (presidente) colocou em votação pedido do juiz Marco Aurélio Barreto Marques que sugeria o nome de Leomar Amorim para o prédio. A proposição foi aprovada por unanimidade. “O histórico profissional deste saudoso membro do Poder Judiciário, cuja carreira de notável dedicação aos jurisdicionados é reconhecida por todos, engrandecerá o já vultoso prestígio desta justiça especializada”, frisou o magistrado em ofício encaminhado à presidência do TRE-MA. Leomar Barros Amorim de Sousa faleceu no dia 5 de março de 2014, vítima de um câncer, contra o qual lutava há alguns anos. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFMA, também era mestre pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa/Portugal. O magistrado exerceu as funções de membro da Comissão Permanente de Gestão Estratégica, Estatística e Orçamento do CNJ; membro fundador da Academia Maranhense de Letras Jurídicas; professor colaborador na Universidade de Brasília/DF; diretor de Foro na Seção Judiciária do Maranhão; juiz titular das 1ª e 2ª varas da Seção Judiciária do Piauí; juiz convocado pelo TRF 1ª Região; juiz do TRE do Piauí; vice-diretor e diretor de Foro na Seção Judiciária do Maranhão; professor do curso de Direito Administrativo I e Direito Comercial III da UFMA; advogado do Banco da Amazônia S/A e professor do colégio Leonel Amorim (Itapecuru-MA).  Do Blog do Luis Pablo […]

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários