Deputados em campanha esvaziam sessões da Assembleia Legislativa

Por Luís Pablo Política
 

Glaucione Pedrozo / Imparcial

assembleia-MA

Após uma conversa séria entre o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Arnaldo Melo (PMDB), com os líderes dos blocos parlamentares da Casa, o resultado ainda foi um plenário quase vazio, sem o número suficiente de parlamentares que pudesse ser feita a condução dos trabalhos.

Isso aconteceu porque, de acordo com presidente, foi firmado um acordo com os deputados para que os deputados intensificassem presença nas segundas e terças-feiras. “Às segundas e terças-feiras nós vamos fazer esforços concentrados. Toda segunda e terça vamos apresentar a pauta completa do que tiver sido aprovado nas Comissões”, garantiu Melo.

Arnaldo Melo disse também que a prioridade é que se vote toda a pauta da semana ainda às segundas-feiras e que se não for possível, a votação será encerrada às terças. “Vamos tentar aprovar primordialmente tudo na segunda. Não sendo possível com quórum, fecharemos na terça”, afirmou.

O presidente assegurou que, desta forma, não haverá prejuízo para os trabalhos do Legislativo e também para as campanhas dos deputados que tentam reeleição. “Não haverá prejuízo para o Legislativo e nem para a campanha de nenhum parlamentar, além de toda a semana termos a pauta atualizada”, ressaltou.

O deputado Marcelo Tavares (PSB) afirmou que nada justifica a ausência dos parlamentares, nem mesmo as suas campanhas. “Não justifica. A presença dos deputados é uma obrigação até o final do mandato. Eu coordeno uma campanha majoritária e nem por isso deixo de estar presente nas sessões”, lembrou.

Tavares também destacou o esforço do presidente Arnaldo Melo em concluir as votações durante as semanas. “A obrigação do parlamentar é estar presente, votando as matérias de interesse do estado. O estado não para nesse período. Duas vezes na semana tem que haver quórum regimental para serem votadas as matérias. O presidente Arnaldo Melo tem feito um esforço nesse sentido”, disse.

O deputado Jota Pinto (PEN) afirmou que o compromisso da votação está selado. “Tivemos uma reunião com o presidente e com os deputados e de lá firmamos um compromisso de segunda e terça-feira limparmos a pauta. Todos nós temos responsabilidade e sabemos que estamos no período eleitoral”, afirmou.

Jota Pinto também garantiu que os parlamentares estarão presentes nas datas combinadas. “Não podemos esquecer dos nossos compromissos que temos aqui na Casa. Há essa responsabilidade de estarmos aqui votando essas matérias e a partir da próxima semana eu creio que os deputados estarão aqui”, explicou.

O deputado Rogério Cafeteira (PSC) lembrou que essa situação é comum em diversos estados brasileiros, mas ressaltou que é importante não deixar que a pauta seja acumulada. “É uma iniciativa bastante positiva. Infelizmente nesse período eleitoral os deputados acabam tendo pouca assiduidade devido às suas campanhas. Isso não é uma exclusividade da Assembleia Legislativa do Maranhão. Acho que é importante não deixar a pauta se acumular”, defendeu.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários