Rodrigo Rollemberg, do PSB, é eleito governador do Distrito Federal

Por Luís Pablo Brasil / Política
 

Folha.com

Governador eleito Rodrigo Rollemberg

Governador eleito Rodrigo Rollemberg

Eleito governador do Distrito Federal neste domingo com 55,7% dos votos válidos, Rodrigo Rollemberg será o primeiro integrante do PSB a governar a capital do país. Aos 55 anos, o senador e ex-deputado federal e distrital derrotou Jofran Frejat (PR), aliado ao tradicional grupo político que governou o DF por seis mandatos.

O nome de Rollemberg cresceu nas eleições deste ano após a renúncia de José Roberto Arruda (PR), que saiu da disputa em razão da Lei da Ficha Limpa. Ex-governador do DF, Arruda liderava as pesquisas quando desistiu da corrida eleitoral e foi substituído por Frejat –indicando a mulher, Flávia, para vice do candidato do PR.

A troca não foi suficiente para garantir a escolha de Frejat, o que representa uma derrota política de Arruda e Joaquim Roriz, ex-governador que se elegeu quatro vezes para comandar o DF. Roriz apoiou Arruda e Frejat, mas não se lançou na disputa por problemas de saúde.

Rollemberg foi aliado do governo federal durante o governo Lula e parte da gestão Dilma Rousseff, mas rompeu com a petista depois que o PSB nacional deixou a aliança com o governo para lançar Eduardo Campos (PSB) à Presidência da República. O ex-governador de Pernambuco morreu em acidente aéreo em agosto, o que levou o PSB a lançar Marina Silva (PSB) como candidata.

Na véspera do acidente, Campos conversou por telefone com Rollemberg e sentenciou que o aliado seria governador do DF se Arruda desistisse da disputa –o que se concretizou neste domingo.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários