Confirmada existência de nepotismo cruzado no governo Flávio Dino

Por Luís Pablo Política
 

Atual7

Governador Flávio Dino

Governador Flávio Dino

A saída do ex-deputado federal Domingos Dutra (SD) do governo Flávio Dino, divulgada com exclusividade pelo jornalista Diego Emir, na manhã desta segunda-feira (9), acabou revelando – e confirmando – a existência da prática de nepotismo cruzado no estado.

Explica-se: enquanto na Secretaria de Representação Institucional do Maranhão no Distrito Federal (DF), Pasta politicamente comandada por Dutra, a adjunta, Liz Ângela Gonçalves de Melo, é irmã do presidente do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), o ex-deputado estadual Mauro Jorge; no Iterma, Domingos Francisco Dutra Neto, filho de Domingos Dutra, foi abrigado no cargo de Chefe da Divisão de Ação Fundiária IV.

Renúncia de Dutra ao cargo indicado levou Dino a exonerar o seu filho, o que acabou revelando a boquinha nepotista

Renúncia de Dutra ao cargo indicado levou Dino a exonerar o seu filho, o que acabou revelando a boquinha nepotista

Ambas as nomeações dos parentes de Mauro e Dutra foram feitas pelo próprio governador do Maranhão, nos dia 19 e 21 de janeiro, respectivamente, com efeito retroativo ao 1º dia no mesmo mês.

Apesar de Flávio Dino ter exonerado o filho de Dutra horas depois que o ex-deputado encaminhou uma carta de renúncia ao cargo indicado, de acordo com a 13ª Súmula Vinculante do Supremo Tribunal Federal (STF) e a Instrução Normativa n.º 001 da Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC), o caso se configura como nepotismo cruzado, já que Dutra Neto chegou a receber o vencimento de janeiro e o seu pai já respondia politicamente como secretário-chefe da Representação Institucional do Maranhão no DF, desde o início do novo governo.

A violação aos princípios da moralidade e impessoalidade pode levar ainda o governador comunista – autor das nomeações dos familiares dos agentes públicos na Pasta do outro como troca de favor – à cassação do mandato, à suspensão dos direitos políticos, além do pagamento de multa e proibição de contratar ou receber benefício do Poder Público, e enquadramento da Lei da Ficha Limpa.

4 comentários em “Confirmada existência de nepotismo cruzado no governo Flávio Dino”

  1. Luis

    A violação aos princípios da moralidade e impessoalidade pode levar ainda o governador comunista – autor das nomeações dos familiares dos agentes públicos na Pasta do outro como troca de favor – à cassação do mandato, à suspensão dos direitos políticos, além do pagamento de multa e proibição de contratar ou receber benefício do Poder Público, e enquadramento da Lei da Ficha Limpa KKKKKKKKKKK

    VIAJA PABLÃO … MAS ADMITO QUE TEU DISCURSO E REVOLUCIONARIO

  2. SL

    FLAVIO DINO.
    VAI SER “PRESIDENTE DO BRASIL” AINDA, VAI QUERER OS 217-PREFEITOS PARA FAZER UM TRABALHO BONITO NO MARANHÃO.

  3. mercedes

    Se fosse só nepotismo! Tem Secretarias de Estado que além de cortar salários pela metade, ainda estão desvalorizando os funcionários efetivos. Por exemplo soube que na Secretaria de Turismo, houve uma briga feia entre a Secretária gringa e turista e uma ex-quase chefe de gabinete filha de ex-deputada, dizem que a filha da ex-deputada queria e estava mandando mais que a Secretária turista(desde que chegou vive viajando) e trabalho que é bom nada. Quase 2 meses de gestão Dino e a única coisa que faz é demitir funcionários, diminuir salários dos mesmos, exigir que os que não possuem cargos comissionados trabalhem 02 expedientes e ainda cortar almoço destes barnabés. Agora está querendo ir para um prédio novo porque não gostou do atual!!! trouxe vários gringos que de turismo, só entendem de viajar com diárias gordas. Minhas colegas, dizem que a gringa é prepotente e só quer ser!!! Eh Maranhão sem sorte

  4. Paulo Cabral

    Do jeito que vai talvez presidente de uma associação de bairro.Presidente da república só pra homem da estatura de Sarney.No Maranhão a classe politica é muito fraca e o estado muito pequeno prá sonhar com isso.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários