Zé Reinaldo faz apelo para Sarney ajudar Flávio Dino a governar o Maranhão

Por Luís Pablo Política
 

Flávio Dino ao lado de Zé Reinaldo

Flávio Dino ao lado de Zé Reinaldo

Político experiente e ex-governador, o deputado federal José Reinaldo Tavares (PSB) já enxerga de longe que o governador Flávio Dino (PCdoB) não irá cumprir seu compromisso com a população do Maranhão.

Ciente disso, Zé Reinaldo se expôs e publicou um artigo fazendo apelo ao ex-senador José Sarney para ajudar Flávio Dino a governar o Estado.

Zé Reinaldo propôs união com Sarney e ainda disse que não irá mais criticá-lo, só para o ex-presidente “colocar o Maranhão em seu lugar entre os estados mais promissores do país”.

Como assim? Quer dizer então que o Grupo Sarney que não presta(va), que é (ou era) uma desgraça para o Maranhão durante “50 anos”, agora é necessário para ajudar Flávio Dino a tirar o estado dessa situação deprimente?

A “união” que Tavares prega tem o único objetivo: tentar salvar Flávio Dino que, na sua visão, está perdido.

Isso sim, são fatos Zé Reinaldo.

Abaixo o artigo de Tavares:

Pacto pelo Maranhão / Por José Reinaldo Tavares

José Sarney foi sem dúvidas o político que reteve maior poder e prestígio político no Maranhão, além de ter sido um dos mais fortes do país. E ficou mais poderoso ainda após o exercício na presidência da república. Sarney foi o poderosíssimo ex-presidente, sobretudo no governo de Lula da Silva. Mandava e desmandava à vontade e Lula chegou a dizer, inclusive, que Sarney não era um homem como os outros. Era quase um mito.

Mas no Maranhão, em que pese o seu julgamento, ficou devendo muito em relação ao que poderia ter feito, considerando o seu poder pessoal e político incontestáveis.

Mas, enfim, este não é um artigo para criticá-lo. Isso já fiz muitas vezes ao longo de muitos anos e por isso recebi muitas vezes o peso de sua ira. Contudo, isso ficou para trás e tenho que olhar para a frente e não ficar remoendo o passado.

Sarney não tem mais a força que teve, mas ainda tem muito prestígio pessoal e ainda detém grande força política. Isso é inegável.

Hoje se diverte criticando o governo de Flávio Dino, homem que derrotou de maneira muito clara o seu grupo político. Isso são fatos.

Farei aqui um apelo ao ex-presidente e àquele político que fascinou a todos os jovens promissores que com ele trabalharam, quando governador e nele acreditaram, como eu. Vejam bem, não estou pedindo aqui que deixe de fazer oposição, sendo esse o seu desejo. Não, nada disso! Estou propondo é um pacto pelo Maranhão, por esse estado pobre e com grande parte da população vivendo com renda oriunda do Bolsa Família. Estou propondo uma união de importantes forças políticas em torno de projetos fundamentais para o desenvolvimento do estado e para tirar o estado dessa situação. O Ceará fez isso no passado e disparou com uma agenda de consenso que o transformou num dos estados mais importantes do país. E o nosso Maranhão tem muito mais condições naturais para o desenvolvimento que o Ceará, mas hoje estamos bem atrás.

Países só se desenvolveram com pactos como esse, vejam o caso da Espanha, onde as questões eram tão acirradas que chegaram a ir a uma guerra civil sangrenta e terrível. Lá ficou na história o Pacto de Moncloa, fundamental para a busca do desenvolvimento que hoje sustenta a Espanha moderna.

É claro que se isso não acontecer, iremos lutar até conseguirmos, mas se pudermos fazer uma agenda acima da política, juntando as forças de todos que puderem contribuir, será muito mais fácil e mais rápido conseguir mudar o Maranhão.

Parece óbvio que o ex-presidente teria, como tem em qualquer lugar, uma participação muito importante em tudo. Repito: não se trata de pacto político, mas sim de tentar elencar um grupo de projetos estruturantes para que possamos pular etapas e colocar o Maranhão em seu lugar entre os estados mais promissores do país.

Aqui falo por mim. Não falo por mais ninguém. Portanto não se trata de qualquer tipo de barganha. Não se trata da oferta de cargos em troca de apoio. Não é, enfatizo, um pacto político. Não se trata, enfim, de troca de favores.

O que pretendo é unir todos pelo desenvolvimento do Maranhão. É escolher pelo debate alguns projetos realmente fundamentais para alavancar o crescimento do estado e melhorar a vida sofrida de nossa população. Entre nós temos vários políticos de enorme prestígio, a começar pelo governador Flávio Dino e pelo ex-presidente José Sarney, juntando senadores, deputados federais e estaduais. Temos força política para, juntos nesse propósito, conseguirmos grandes avanços, desde que todos puxem numa só direção. O momento é de imensa dificuldade. O país quebrado, o governo federal politicamente paralisado por uma crise que começou política, indo em seguida tomar conta da economia e agora é social, com a inflação e o desemprego batendo à porta.

Não será tarefa fácil. Mas se estivermos unidos e com uma pauta bem estabelecida, creio que seremos fortes, objetivos e com grandes chances de conseguirmos grandes avanços. Só o fato de termos uma agenda em comum será de uma importância extraordinária.

Falo por mim, sem medos de patrulhas e de maus entendidos. Não serei eu a ganhar nada me arriscando assim. Será o povo do Maranhão. Mas sei que muitos entre nós pensam como eu. Não estarei sozinho e nem pregando no deserto. Nossa sociedade não perdoará a nós políticos, se não nos unirmos em torno do projeto maior que é o desenvolvimento do Maranhão. Essa é a finalidade maior de estarmos na política, com ou sem mandatos.

“Pronto, falei” – como dizem os internautas. Peço a reflexão de todos. Não se trata de rendição e nem de submissão. Trata-se do Maranhão!

Pensem nisso e vamos juntos!

*José Reinaldo Tavares é deputado federal e e ex-governador do Maranhão

29 comentários em “Zé Reinaldo faz apelo para Sarney ajudar Flávio Dino a governar o Maranhão”

  1. pericles

    Pablo, estive uma vez em Pamplona na Espanha e vi uma tourada. O cara levou uma chifrada que subiu uns dois metros e naquele instante entendi que uma das formas de se SUBIR na vida é levando Chifradas.
    É o caso do Zé do Chifre que levou tanta chifrada que hoje está no topo. E o Odair José? Ex de Joslene Jerry, levou tanto chifre que subiu na vida como um foguete.
    Isso derruba a tese que diz que TODO CASTIGO PARA CORNO É POUCO.

  2. Urbano santos

    Já penso assim a muitos anos, pena que alguns pensam só quando estou no poder, o Brasil vive um momento delicado e temos que fortalecer o nosso estado e deixa de lado as disputas pessoais Zé pode conta com um maranhense que ama o Maranhão, saiba que um maranhense acredita nesse projeto.

  3. Armando A Madeira

    Zé Carneiro…. Zé Carneiro… Zé Carneiro…. Judas não tem vez….

  4. acauã

    As Lideranças Políticas do Maranhão,
    Baixem as armas, desarmem os espíritos, deixem os EGOS feridos detrás da porta, sepultem mágoas e tenham a RESPONSABILIDADE de colocar este Estado no rumo do crescimento e do desenvolvimento. Já perdemos muito tempo, até o nosso vizinho Piauí, já, já, vai passar.

  5. Afonso

    O nosso querido amigo e poderoso Sarney está dando gargalhada por conta desse governo trapalhão,corrupto ,sem moral,sem equipe ,governo bundão,frouxo e cheio de chifrudos.A mascara não demorou muito a cair.Agora esse chifrudo,traidor e responsavel pela compra de votos principalmente em Caxias para eleger Flávio Dino deputado federal,vem se mijando pedir socorro ao seu eterno protetor :Sarney.O Maranhão precisa voltar as maãos de quem sabe administrar.Volta Roseana,urgente.

  6. Jack

    Zé Chifrudo pediu arrêgo.

  7. jaylson

    Ze Reinaldo vc ja esqueceu fabrica de tecelagem de Rosario???? Voce ja esqueceu da refinaria da.petrobras tb em.rosario seeu fir aqui citar todas as mazelas do grupo sarney nao sobrara espaco. Sarmey foi derrotado e a tendencia dele e ser apagado na hihistória maranhense. Pra isso elegemosDino.

  8. fabio santos

    ***A VERDADE ZÉ REINALDO PEDE AO SARNEYS PRA QUE PAREM DE PREJUDICAR O MARANHÃO FAZENDO DE TUDO PRA ATRAPÁLHAR A GOVERNABILIDADE DO FLAVIO DINO E DEIXE O MARANHÃO EVOLUIR PARA O ESTADO MAIS PROMISSOR DO BRASIL, ELE DISSE ISSO COM OUTRAS PALAVRAS, PORQUE PROS SARNEYS, QUANTO PIOR O ESTADO MELHOR PRA ELES QUE PENSAM EM VOLTAR AO PODER.!!!!

  9. Magno Torres

    Por que ele não fez esse pacto quando ele foi governador???

  10. LANDAU

    CHEGA DESSE DEVANEIO DE ACHAR QUE TUDO QUE ACONTECE DE RUIM NO NOSSO ESTADO É PROVENIENTE DA INTERFERENCIA DA FAMÍLIA SARNEY. O QUE HIJE ESTA ACONTECENDO NO NOSSO ESTADO É POR CULPA ÚNICA E EXCLUSIVA DESSA GESTÃO ATUAL QUE É EXTREMAMENTE INCOMPETENTE E CORRUPTA…NADA MAIS…..

  11. HOJE CONTIGO

    O que esperamos mesmo é que o Flavio comerce a trabalha de verdade por que até agora não vejo essa coisas em seu governo.

  12. o caveira

    Gostei muito da postura de Zé Reinaldo acredito muito na boa vontade dele mais tá muito difícil estabelecer um pacto com rato jerry dando as cartas nesse governo que só sabe criticar.

  13. Mariana

    Eureca!!!

  14. ANSELMO

    Países civilizados e homens públicos civilizados que pensam realmente no desenvolvimento e na grandeza de um povo, deixam de lado a mesquinharia, a inveja, o pessoal, para juntos, numa espécie de pacto buscarem as alternativas para encontrarem as soluções dos problemas que tanto atingem a sociedade. Mas para isso é necessário também o envolvimento e o entendimento do povo, que no final seria o maior beneficiado. Parabéns Zé Reinaldo, um artigo digno de um estadista.

  15. Macabeu Jr.

    Zé Reinaldo é um FdP, o cara foi e é massacrado pela midia sarneyzista, preso, só falta condenar, e o cara vem com negócio de pacto pelo Maranhão, logo com Sarney, um crápula nogento, a escória da politica do Brasil, fudeu com o povo do Maranhão, ai Zé Reinaldo vem com negócio de Pacto, logo com Sarney, esse FdP quer saber de ajudar o Maranhão?, PN, ele quer livra filha da cadeia, arranjar emprego para seus apaniguados e manter seus privilégios, isso sim. Zé Reinaldo está é de sacanagem com Flávio Dino, tudo que Sarney fez com ele, agora vem com esse papo. Zé Reinaldo se tu fosse preso agora, por mim tu ia apodrecer na cadeia, por este gesto destrambelhado…. Sacana!

  16. MARCOS

    Pela primeira vez este cidadão diz algo que deve ser ouvido e analisado,o Maranhão com os Sarneys não estava bom, só que sem eles ficou muito pior.

  17. roberto

    Como tem gente cara de pai o Maranhão está 50 anos atrasado e ainda há quem defenda essa raça é por causa de pessoas assim que o Maranhão está onde está só lamento

  18. mohamad

    Macabeu tem razão esse safado desse Zé Reinaldo deveria era se tocar.

  19. Gasparm11@homail

    Por cara estamos com VC se realmente for dessa forma

  20. Mihael

    Aliança para que mesmo? Se quando estavam no poder nunca fizeram nada a não ser para o próprio bolso

  21. Carlos Eduardo

    Zé Reinaldo, sua memória é muito fraca. Te tomaram o governo, foi humilhado, preso, tudo por conta de Sarney e agora vem com essa ladainha!? Te manca, respeita tua família, respeita o MA.

  22. Revoltado

    Esse Roberto é BABÃO de LALAU DINO . Com certeza…

  23. EDINALDO MOREIRA

    BRASILEIRO, SEMPRE FIXADO NO AQUI AGORA! SOMOS INCAPAZES DE ESTABELECER UMA RELAÇÃO ENTRE O PASSADO E PRESENTE. INCAPAZES DE RELACIONAR CAUSA E CONSEQUÊNCIA.

  24. Kennedy Nascimento

    O certo é, que o Maranhão realmente é rico, mas o que nos falta são políticos que realmente amam seu estado.
    A família Sarney comandou durante décadas e décadas o nosso estado e na hora que tiverem uma única oportunidade que seja retornará o comando de novo como todo maranhense já conhece.
    Flávio tem que colocar a vontade que ele tinha em pegar o governo e transformar em força pra mudar o nosso estado pra melhor em todos os termos.

  25. Dilma

    Realmente, estanho, o José Sarney não fez quando deveria e vai fazer agora por quê?

  26. Darlene

    Não seria uma vergonha ao governo de flavio dino se acomodar com essa ajudar …pois dizia ele que Sarney nunca prestou nada que fazia era bom kkkkkkkkkk dar vontade de rir agora com essa cituacao que coisa em
    Não fez Sarney quando estava no comando e porqur faria agora …

  27. gleidson lima

    Se flavio Dino não consegui melhorar os índices do maranhao creio q nem um outro grupo político conseguirá

  28. monteiro

    Os Sarneys nunca tiveram boa vontade em ajudar o Maranhã a progredir
    Passaram mais de 40 anos no poder e o Estado só afundou
    E não vai ser agora que ele vai ajudar.Deixem o Flávio Dino
    Trabalhar minha gente!!!Ele está indo muito bem.
    O povo do Maranhão se. Cansou. Dos sarneys.
    Avante Maranhão!!!!Avante Flávio Dinoooo!!!!

  29. Raimundo Silva

    Engraçado é que Jose Reinaldo ja foi governador e nao conseguiu tirar o maranhao do penultimo colocado em atrazo secular no brasil. Agora acha que sarney que passou 50 anos no poder e entregou o maranhao a flavio dino num patamar de miseria absoluta com obras fantasmas em todo canto possa consertar o que ele mesmo desmantelou. E a historia do helicoptero carregado de “reais” no poder de Roseana e familia, ninguem nunca conseguiu provar nada contra esses patifes ladroes?. Engraçado é que Sarney ja foi presidente da republica e nao conseguiu tirar nosso pobre estado desse caos em que entregou ao atual governador. Mais engraçado ainda é que ele em 50 anos nunca tirou o maranhao da miseria, e o flavio dino em 1 ano ja era pra ter tiradi, o que acham disso????. O certo é que eu mesmo votei e fiz campanha para flavio dino e nao votarei jamais, justamente porque em um ano de mandato ta querendo consertar todas as barbaridades implantadas no detran e ciretran no maranhao pelo grupo sarney e acaba com isso prejudicando muita gente. Como ja disse nao votarei jamais em flavio dino, porem ter saudade da familia sarney… é o cúmulo da miseria, ou de homem que existe no maranhao é so o sarney e o flavio dino???. Faça mil favores!!!!.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários