Governo Flávio Dino ignora protesto indígena na Seduc

Por Luís Pablo Política
 

Dezenas de índios estão acampados na sede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tentando ser atendidos pela titular da pasta, Áurea Prazeres, para tratar sobre a situação da educação em várias tribos Guajajara.

Os indígenas, que são das cidades de Grajaú, Barra do Corda, Jenipapo dos Vieiras e Arame, alegam que do inicio do ano até agora nada foi feito pelo governo no que tange as reivindicações do grupo. Segundo eles, merendas escolares e materiais didáticos não foram repassados, e nenhuma escola foi construída nesse período na região.

“Vamos ficar aqui até termos um diálogo com o governador ou então com a secretaria porque desde o dia em que chegamos aqui nenhuma dessas pessoas se posicionaram em relação à nossa reinvindiacação. Por isso vamos permanecer aqui até termos um entendimento com eles”, disse o índio Raimundo Guajajara, que representa a aldeia no município de Grajaú.

Além disso, existem até hoje as dívidas com as empresas que realizam o transporte escolar indígena que, conforme cronograma divulgado pelo governo, seriam todas pagas.

Ao contrário dos que dizem os representantes dos índios, a Seduc divulgou nota dizendo que mantém diálogo permanente e se reúne diariamente com eles.

Em julho, índios chegaram a se acorrentar na sede da Seduc para reivindicar essas mesmas questões que após quase seis meses continuam não resolvidas. Reveja aqui

O fato é que nem o governador Flávio Dino e nem a secretária Áurea dialogaram e tentaram resolver os problemas. Enquanto isso os índios seguem sem estudar. É lamentável!

14 comentários em “Governo Flávio Dino ignora protesto indígena na Seduc”

  1. PAULO GUAJAJARA

    Parabéns GOVERNADOR, esses índios que estão aí na SEDUC não nos representam. São índios que almejam tão somente receber débito milionário do transporte escolar. Aqui em Barra do Corda esse serviço nunca foi prestado, assim é em todas as cidades, Grajaú, Arame, Amarante e etc. Aonde está a PF que ainda não prendeu os chefes dessa quadrilha?.

  2. PAULO GUAJAJARA

    Chega de corrupção GOVERNADOR, mande investigar tudo, doa a quem doer!. Esse transporte escolar indígena virou uma bandalheira. No GOVERNO passado tudo corria frouxo, sabiam que o serviço não era prestado e mesmo assim pagavam. No Governo da mudança isso tem que mudar, já passou da hora da Polícia federal agir e prender todos os envolvidos nessas fraudes.

  3. Jandira

    Concordo com Paulo Guajajara:
    Esses índios larápios que estão lá acampados não prestaram contas, e ainda querem receber por transporte fantasma de alunos índigenas fantasmas, criados por meia dúzia de empresários corruptos ( em coloio com esses índios, que usam o dinheiro para comprar celulares de última geração e carrões 4×4 do ano).
    O MP Federal já recebeu denúncias, com provas robustas, e está investigando.
    Não tem que pagar nada pra esses ladrões ( índios e empresários) saqueadores dos cofres públicos.

  4. joao

    Com certeza esse Paulo nao e Guajajara e sim puxa saco, pois quem sabe o que nosso povo esta sofrendo não diria que as os parentes não tem razão.

  5. PAULO GUAJAJARA

    JANDIRA, não prestaram contas, e nem irão prestar, pois como sabemos, é impossível prestar contas de um serviço que não foi executado!. O governador tem que descobrir que são os financiadores desses índios que vão para São Luís cobrar por um serviço que não foi prestado. Quem paga despesa com hotel, passagens e alimentação?. GOVERNADOR, TUDO É FINANCIADO POR MEIA DÚZIA DE EMPRESÁRIOS CORRUPTOS CONLUIADO COM ESSES ÍNDIOS!

  6. celia cabral freire

    Eu sou Darlan Guajajara de souza CACIQUE da. Aldeia felipe bone da terra indigena lagoa comprida ,esse e meu verdadeiro nomem , eo nome desse paula guajajara o verdadeiro é. paulo leandro s da silva simoeos,nao e indio ,e casado com a minha irma ,mais foi espulso da aldeia ,pq em 2012 ele sim Tentou rouba o dinheiro do transporte escola indigena ,ele como presidente da associaçao na epoca ,mais eu cacique conhecido por Darlan Bony ,bato no peito e dego q é u substituimos vc paulo leandro e ainda por cima vc foi expulso da aldeia vc mora na barra do corda no bairro tamarino ,é. muito justo vc sente iveja de me pq eu sou liderança da terra indigena lagoa comprida municipio de jenipapo dos viera , aq sofremos foi por todos e Deus ta no nosso lado ..vc paulo leandro e um muleque vgbundo ,mitiroso vc segorei seu imprego ate hoje q vc trouse da aldeia e vou recorre agora,so por causa da minha irma Darlene guajajara.e q ainda nao tinha .te demitido,.muleque. vai cuida da sua vida e deixe o nosso,ta mentiroso ….e essa tal di jandira vc e o paulo cuide de trabalha pq vcs so olhando invejando os ourto vcs nunca vai compra carro ipartado e celularis de uma geração eu graças adeus tenho aphone de ultema geraçao mes filhos e minha esposa, se vcs nao tem azar de vcs ….eu paulo sou deficiente mais trabalho todo dia pra sustetar minha familha eu nao fico perceguindo e nem denucia contra niguem pq nao tenho iveja de niguem ,agora se vc nao para ,agora vc sim prendeu os cartoes de indigena q eu sei e provo pq o indio e da minha aldeia vc e quem vai pra cadeia se prepare ta paula …..dono desses cartoes tao la na aldeia morrendo de fome e quem ajuda eles la é eu agora acabou ta …..

  7. celia cabral freire

    Seu nome nao e paulo guajajara ,seu nome verdadeiro é. Paulo leandro s da silva semoes ,e vc nao e indio nao …..

  8. celia cabral freire

    Quem ta falando e eu Darlan Guajajara de souza tou usando o E.mail da minha esposa ,ebom vc para com isso paula ,resumido vc ta assim pq em 2012 vc era presidente da associaçao e o como cacique bato na peito eu te substetui anda eu te expulsei da aldeia felipe bony,,,vc mora na barra ,,no bairro tamarino em barra do corda vc num passa de um muleque …vc ea jandira tao morrendo de inveja ….

  9. celia cabral freire

    Olha pessoal esse paulo leandro q dis q e paulo guajajara ele nao e indio ele é apenas meu conhado, é. pq ele morre de. Inveja de mem por eu ser indio e lidernça e todos me Conhese na seduc e em todo lugar eu tenho aldeias e grandes ,pq e muito justo eu revideca oq e do nosso direito ,pois é. Paulo fique no seu cantinho pq eu vou meche as coisa erradas q vc fais na funasa vcs tem imprego ainda hoje e por causa de me pq vcs nem pisa na aldeia e é focionario eu Darlan Guajajara vou acaba com isso. …me aguarde paulo leandro.vc tam bem jandira …..,

  10. darlan bony

    E a minha escola foi fiscalizado e comprovei alunos por alunos e pede pra governo atual fiscaliza de novo e tou esperando a fiscalização a hora e dia q eles quiserem não tenho medo pq tenho meus alunos e estou aguardando …a fiscalização e apoio muito obrigado….

  11. Dhemisson felipe rosa guajajara

    Pq o senhor e guerrero tio vcs brigaram por todos ,e por muita gente vcs soa elogiados pra frente tio a tenta com senhor vc e verdadeiro liderança um abraço…

  12. PAULO GUAJAJARA

    MEU CARO DARLAN, contra fatos não há argumentos. Vc tentar justificar as fraudes no transporte escolar indígena com informações LEVIANAS, INÓCUAS E EVASIVAS não passará da primeira fase. Existe material ROBUSTO e provas incontroversas que demonstram a conduta de todos vcs que fraudam o transporte escolar há ANOS.

  13. PAULO GUAJAJARA

    PARABÉNS EMINENTÍSSIMO GOVERNADOR, enquanto esses ai brigam para receber débito milionário que não existe, haja vista, não terem prestado serviço algum, os alunos indígenas estão nas aldeias torcendo para que esses recursos sejam aplicados para fazer novas escolas, e ampliar aquelas que se encontram em péssimo estado de conservação. POLÍCIA FEDERAL E MPF NELES!

  14. darlan bony

    Olha eu tou defendendo a minhas aldeias e escolas ,va vc com quem vc quiser fiscaliza na minha aldeias eu esfrego r na sua cara se as minha demanda não comprova e q forao fiscalizado, e pode ir a qual quer horas a equipe na minha terra indígenas lagoa comprida na aldeia Felipe bone ,e na escola bone eu defendo as escolas da nossa terra ,pq eu já dizafiei o estado e comprovei meus índios alunos da escola bone ,e tou aguardando a equipe e já pedi hoje pra secretaria manda a equipe ,primeiro na minha escola ,vc ta comparando q todos são iguais ai q vc se gana ,meu camarado ,cuida da sua vida deixe os outros de mão…obrigado.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários