Artistas denunciam que não foi divulgado edital para participação no carnaval

Por Luís Pablo Política
 

Lançamento-do-Carnaval-2016-foto-Gilson-Teixeira-3A insatisfação da classe artística é geral. Segundo denúncias enviadas ao Blog do Luís Pablo, a Secretaria de Estado da Cultura (Secma) não divulgou edital para que os artistas pudessem enviar seus projetos para participar do carnaval 2016.

Segundo a denúncia, o prazo para entrega de propostas artísticas para apresentações no período carnavalesco terminou na terça-feira (12), mas ninguém sabia por que não foi feita divulgação de edital ou chamada pública.

“Os artistas interessados tiveram que correr para tentar entregar a tempo seu projeto e nem todos conseguiram”, relata trecho da denúncia.

Além disso, até o momento não há confirmação dos nomes que farão parte da comissão avaliadora dos projetos e, ainda, se nesse ano haverá jardineira (carro onde vários cantores são colocados e fazem revezamento durante o circuito) aos artistas. Caso não tenha, muitos ficarão de fora do “Carnaval de Todos” promovido pelo governo do Estado em parceria com a Prefeitura de São Luís.

Os artistas alegam que existe uma espécie de “panelinha”, que garante participar dos eventos do governo apenas de quem é do agrado dos gestores do órgão.

Vale ressaltar que até os que estão sendo supostamente na panelinha do governo seguem insatisfeitos. A maioria ainda não recebeu seus cachês por apresentações no projeto Mais Cultura e nem no Réveillon, e nem tem previsão.

De acordo com o governo pelo menos esse aspecto será diferente no carnaval. “O Governo do Maranhão investiu R$ 9 mi para o carnaval 2016, parte da verba para infraestrutura e atrações locais, com o pagamento de cachês antes e depois das apresentações”, diz matéria da Secom data em 12 de janeiro. Veja aqui

Resta saber se realmente serão pagos como combinado e o motivo dessa não divulgação do edital aos artistas. O “Carnaval de Todos” é ou não é para todos? Com a palavra o secretário da Secma, Felipe Camarão, e sua enrolada equipe…

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários