César Pires articula audiência para discutir exportação de bois vivos no MA

Por Luís Pablo Política
 

boi_vivo

O deputado estadual César Pires (DEM) está articula para o dia 3 de março a realização de uma audiência pública para que sejam discutidas as operações de exportação de bois vivos pelo Porto do Itaqui, em São Luís.

Desde o ano passado, a Minerva Food já realizou três embarques de animais pelo porto maranhense, para os mercados da Venezuela e do Líbano. No total, 17 mil animais foram exportados.

Mas houve reações: o presidente da Associação de Criadores do Maranhão (Ascem), José Assub Neto, diz que o estado está servindo apenas como um corredor de exportação.

Pecuaristas do estad afirmam que a exportação pelo Porto do Itaqui só está acontecendo porque a Minerva Food não está podendo embarcar animais por Vila do Conde, no Pará, após um acidente que culminou com o naufrágio de uma embarcação com 5 mil cabeças de gado.

Apesar das críticas, César Pires diz que o assunto precisa ser melhor debatido. Ele argumenta que se essa não fosse uma atividade rentável para os estados, o Pará já teria suspendido as operações, e a Bahia não estaria querendo entrar.

“Ora, a operação é tão boa para os estado que até a Bahia, que é um mercado muito mais distante da Venezuela e do Líbano do que o Maranhão, está se preparando para entrar”, alegou.

A audiência deve ocorrer na Assembleia Legislativa.

2 comentários em “César Pires articula audiência para discutir exportação de bois vivos no MA”

  1. Jonas

    Meu povo, se o Itaqui não pegar essas cargas (que os outros portos por algum motivo não podem operar) vai ficar com o quê? o porto São Luiz vai abocanhar todas as cargas importantes e o Itaqui já está renegado a ser um portinho de beira de praia. Gestor fraco, arrogante e sem conhecimento no assunto ficou à frente do porto, o governador confiou e agora vai ter que ter uma jogada muito bem elaborada para sair desse xeque-mate do sarna, que praticamente fechou um dos vetores de desenvolvimento da gestão de Flávio Dino.

  2. Armando Pinto

    O Porto do Itaqui deve embarcar o gado sim, quanto ao fato do Maranhão servir como corredor de exportação os criadores deveriam antes de reclamar, se organizar para produzir gado de qualidade para vender à Minerva Food.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários