É O FIM! Traficantes mandam comércio fechar as portas em São Luís

Por Luís Pablo Política
 

G1MA

Bilhete trazia ameaças de saques e até de incêndios a prédios

Bilhete trazia ameaças de saques e até de incêndios a prédios

Após 14 ataques a ônibus em São Luís, boa parte do comércio do bairro Coroadinho fechou as portas no começo da tarde deste sábado (21) depois que bilhetes com ameaças foram distribuídos pelas ruas do bairro. Policiais militares fizeram revistas nos acessos, mas ninguém foi preso até o momento.

A onda de violência tem assustado a população de toda a cidade. Ao todo, já foram seis casos de ônibus totalmente queimados registrados e outros oito de tentativas frustradas ou com veículos parcialmente queimados foram registrados no período. O ataque mais recente aconteceu na manhã de hoje no Altos do Turu, em São Luís, mas a população conseguiu controlar o incêndio.

O Coroadinho é a quarta maior favela do país e a primeira do Norte e Nordeste. Segundo o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro e Geografia e Estatística (IBGE) pelo menos 65% dos jovens estão envolvidos em crimes ou consomem algum tipo de droga, enquanto 70% das famílias ganham menos de um salário mínimo, hoje, cotado no valor de R$ 880.

Nem a presença de reforço policial evitou o fechamento do comércio

Nem a presença de reforço policial evitou o fechamento do comércio

Mradores do Coroadinho – que tiveram a identidade preservada, disseram que policiais militares do Batalhão de Choque, da ROTAM e polícia especializada fazem rondas em viaturas, a pé e com auxilio de helicópteros do Centro Tático Áereo na região.

No entanto, nem mesmo a presença de reforço policial evitou o fechamento do comércio. “O comércio sempre fecha para almoço, mas reabre 14h e vai até 20h. Desta vez não. O pessoal preferiu não arriscar. O clima de insegurança é grande demais. Estão queimando ônibus de dia e não podemos brincar com nosso maior bem: a vida”, afirmou um comerciante.

O comandante do policiamento de Área Metropolitana I Pedro Ribeiro disse que a polícia está realizando ações pontuais, além das medidas preventivas como revistas e policiamento ostensivo. “Estamos realizando várias ações pontuais, fazendo incursões nos bairros e pontos estratégicos da cidade, inclusive cumprindo mandados de prisão pela cidade”, destacou.

Prisões e apreensões

O Serviço de Inteligência das forças de segurança do Maranhão já identificou e prendeu executores e mandantes dos ataques a ônibus na Região Metropolitana. No total, 38 suspeitos foram presos ou apreendidos e 21 autuados pelos ataques aos ônibus e outros crimes. Destes, de acordo com a SSP-MA, 12 são ligados a organizações criminosas; duas mulheres; e dois adolescentes que foram apreendidos.

Segundo a SSP-MA, as incursões ocorrem em toda a Região Metropolitana, em pontos finais de linhas de coletivos e onde há grande concentração de pessoas, como terminais de integração. Confira a íntegra da nota:

3 comentários em “É O FIM! Traficantes mandam comércio fechar as portas em São Luís”

  1. Ivaldo Fonseca

    Cara blogueiro, essas informações não são verdadeiras, pediria que fosse ao IBGE e contactasse com o seu diretor para ouvir dele e esclarecer que o Coroadinho não é a 4ª maior favela do país, o Coroadinho é o 4º maior AGLOMERADO SUBURBANO e quanto a uma pesquisa perversa e tendenciosa de que 65% dos jovens do Coroadinho são integrantes do crime, é mentira tendo em vista que a pesquisa não atingiu todo Polo Coroadinho, 65% dos jovens entrevistados de onde eles fizeram a pesquisa devem ter respondido assim mas, essa pesquisa não atingiu o polo em geral para ser considerada.
    Coroadinho como qualquer outro bairro de periferia sem as políticas públicas, tem violência mas, agravar a imagem de um povo trabalhador e honesto por meia duzia de marginais, isso não é admissível.
    Morei 33 anos no Coroadinho, tenho 12 jovens sobrinhos que moram lá e nenhum foram entrevistados e nenhum são integrantes do crime, todos são estudantes.
    Me colocarei a sua disposição para qualquer esclarecimento.

  2. Maria

    Tá tranquilo, tá tudo sob controle… governador na rua checando as localidades, muito bacana, mas nada muda e a pobreza continua, e as escolas continuam piores.

  3. Pericles

    Em primeiro lugar, O Coroadinho NÃO é uma favela ( pelo menos como se entende seja uma ). Tenho uma pequena emp resa de engenharia do qual fazem parte três empregados que ali moram e conheço um poco da realidade daquela comunidade. Trabalhadores, responsáveis com infinitos problemas ( falta água, saneamento nenhum, rede de distribuição elétrica precária, SEM SEGURANÇA, e por ai vai ), moro no olho D1àgua e tenho não tenho sossego no que diz respeito a segurança.vi.
    Em segundo lugar eu descobri porque o Governo do Estado está fechado, provavelmente Flávio Dino, no primeiro dia de seu governo ( ???? ) recebeu um bilhete desse mandando fechar as portas a quitanda dos Leões.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários