TE CUIDA, Flávio! Sarney comunica mudança de título eleitoral para São Luís

Por Luís Pablo Política
 
Ex-presidente José Sarney

Ex-presidente José Sarney

O ex-presidente José Sarney comunicou, em carta de despedida, sua mudança de título eleitoral para São Luís. Ele agradeceu ao povo do Estado do Amapá, onde se eleger por três vezes senador.

Sarney esteve na 3ª Zona Eleitoral da capital maranhense, na segunda-feira (19), e efetivou a transferência do domicílio eleitoral do Amapá para o Estado do Maranhão.

O comunicado do ex-presidente deixou os aliados do governador Flávio Dino (PCdoB) em alerta.

Abaixo a mensagem de José Sarney:

Dirijo-me às minhas amigas e aos meus amigos do nosso querido Estado do Amapá, bem como a todo seu povo para lembrar que encerrei a minha vida política com a decisão tomada, desde a eleição passada, de não concorrer a mais nenhum cargo eletivo, em razão da minha idade e das dificuldades que tenho hoje para atender, plenamente, às obrigações para com o Estado do Amapá.

Como todos sabem, tenho residência em Brasília, no Maranhão e no Amapá. Pela lei, não tenho mais obrigatoriedade de votar. Assim, achei ser do meu dever transferir o meu título eleitoral para onde reside a minha família, que não é formada apenas por mim e minha mulher, mas também por filhos, netos, bisnetos, além de onze irmãos, dos quatorze que possuía.

Diante do fato de vivermos um ano eleitoral, de ter tido insistente apelo a uma possível candidatura minha e de aparecer em grande preferência nas pesquisas eleitorais no Amapá, não quero frustrar nem uns nem outros mantendo falsas expectativas, o que seria certa falta de consideração para com os que sempre estiveram comigo e me apoiaram, que têm o direito de novas oportunidades.

Assim, sem abandonar os meus vínculos e os meus deveres para com esse querido Estado, que me acolheu e me deu três mandatos de Senador, resolvi transferir o meu domicílio eleitoral para a cidade de São Luís, de onde saí.

Eu não digo “Adeus”, digo “Até logo”, pois meus vínculos com essa terra jamais se dissolverão, uma vez que a ela estou ligado por todos os laços, e não por domicílio eleitoral.

Tenho a consciência de que o Amapá hoje tem um grande futuro e está preparado para ser um importante Estado, sobretudo com as portas abertas para a juventude, que, quando aí cheguei, não tinha horizontes.

Assim é que deixo, como parte do meu trabalho, toda a infraestrutura do Estado do Amapá apta para seguir seu grande caminho.

A Zona de Livre Comércio, que ajudei a construir, deu uma nova perspectiva ao Estado e é hoje sua maior fonte de empregos e de desenvolvimento, tendo definido a sua História em dois momentos: antes e depois de existir.

Encontrei o Amapá com motores a óleo diesel e racionamento de energia elétrica durante todo o dia. Hoje o Estado é um exportador de energia, com as Usinas do Caldeirão, de Ferreira Gomes e de Santo Antônio. Além de uma coisa que nem eu mesmo acreditava que pudesse conseguir: influir para que o Linhão do Tucuruícolocasse o Amapá no Sistema Elétrico Nacional.

Deixo também a Zona Franca Verde, cujos primeiros projetos já estão sendo aprovados, que será, sem dúvida nenhuma, a complementação para a economia industrial do Amapá.

Consegui, por outro lado, salvar o Projeto Jari, uma das alavancas da economia de mercado de trabalho para o sul do Estado; que fizessem o Hospital Sarah Kubitschek, que tão grandes serviços tem prestado aos que mais precisam de ajuda, sobretudo às crianças – somente suas mães sabem o que isso significa para elas; em um Estado que não tinha terras, que fossem passadas terras da União para o Amapá; fundei a Universidade do Amapá, que sempre ajudei, e levei para o Estado as escolas profissionais de Porto Grande, de Macapá, de Santana, do Laranjal do Jari e do Oiapoque, com sua grande estrutura de ensino moderno, que se formaram com a criação de recursos humanos.

Foi importante a ajuda que dei ao prosseguimento dos estudos — que comecei ainda como Presidente da República, na época do Governo Nova da Costa — para a construção da ponte sobre o rio Araguari, a ponte sobre o rio Oiapoque e os recursos para a ponte sobre o rio Jari, que por três vezes foram mandados por mim e constitui uma grande frustração que ainda não tenha sido concluída.

Toda a minha atuação foi em obras estruturantes, que duram para sempre. É como dizia Rui Barbosa: “Plantar carvalho, que dura séculos, e não couve, que morre em 48 horas.”

Em todos os momentos, impedi que se cometessem injustiças ao funcionalismo, civil e militar, que defendi com todas as forças. Nunca deixei de defender as causas dos servidores, que passaram a receber o décimo terceiro salário porque o criei quando exerci a Presidência da República.

Não quero fazer um relatório do que deixo, porque não deixarei nunca de trabalhar pelo Estado do Amapá, pelo qual lutarei até a morte.

Devo ressaltar que, do meu lado intelectual, também criei duas obras definitivas para o Estado: a primeira é a história do Amapá — “Amapá, a terra onde o Brasil começa” —, que escrevi e que hoje é a única obra à disposição de estudantes e intelectuais. E a segunda: no meu romance “Saraminda”, a ação se passa numa área do Amapá — esse livro hoje é referência na literatura brasileira e na mundial, para a qual foi traduzido em 12 línguas.

Trabalho ainda e, se Deus me permitir com alguns anos mais pela frente, entregarei um Guia Sentimental do Amapá, para o qual venho colhendo notas e trabalhando há tempos.

A todos que me apoiaram, que me deram três vitórias, a minha mais comovida gratidão.

Agora que estou desobrigado de votar, quero, simbolicamente, eleger o Estado do Amapá como grande destinatário do meu trabalho.

5 comentários em “TE CUIDA, Flávio! Sarney comunica mudança de título eleitoral para São Luís”

  1. Paulo Roberto

    Se esse velho sair candidato, o governador Flávio Dino vai ser processado por dar uma surra (de votos) num idoso. KKKKKKKKK

  2. marcelo

    Grandes Merda!!

  3. Marcos

    Coitado desse ancião.

  4. Dora

    Será qual o endereço Sarnento vai declarar ao TRE? Cemiterio do Gaviao ou Estrada de Ribamar proximo ao patio norte kkkkkk

  5. Francisco Alberto Gomes de Almeida

    Meu amigo Sarney,subi em seu palanque em Timon quando você fazia campanha para governador juntamente com João castelo e com o prefeito de Timon Napoleão Guimarães que eu gostava muito.
    Eu adorava comícios e quando você aparecia eu me empolgava mas tinha apenas dez anos de idade e não sabia que a política tinha tantos podres.
    Hoje sou Historiador ,professor de História e Ciências políticas desempregado e não precisa dizer a você quem é o culpado dessa situação constrangedora,mas vou dizer(são nossos ladrões federais,estaduais e municipais).
    Quando você passou a mão em minha cabeça,eu me senti feliz e meu pai falava pra eu deixar de valorizar políticos pois nenhum prestava,mas…eu nunca fui de ouvir conselhos e deixar por isso mesmo.Eu insistia em descobrir porque do conselho!
    Venho acompanhando você em todos estes anos mesmo morando no Estado de Minas Gerais.
    Hoje moro em São Luis, mais a vontade de ir embora e nunca mais por os pés aqui é 100% querer.Não suporto vê são Luis perdendo até para Teresina capital do Piauí o estado mais pobre do Brasil.
    Meu amigo Sarney,faça alguma coisa para o Estado do Maranhão sair dessa pobreza não invejável pela Africa .Hoje o maranhão ganhou um coletivo que se chama BURACO,SUJEIRA,POBREZA,ANALFABETISMO,CORRUPÇÃO,CRIMINALIDADE,BAGUNÇA,NOJEIRA.Pelo amor de DEUS acabe ou brigue para alguém acabar com essa falta de vergonha que existe antes d´eu nascer…FALTA DE ÁGUA.Na minha casa mesmo, a água que recebo durante 24 horas é um conta gotas que parece mais mijo de bebê de dois meses.Não consegue encher uma cisterna de oitocentos litros mas aposto que em todas suas residências que mais parece palácio tem água a valer.Não sem a quem pedir porque cada governador que entra nesse estado,cada prefeito que entra nessa capital é pior que o anterior.Temos um governador atualmente que só sabe mentir e melar os colégios com tinta de terceira categoria e vai pra TV que é da família Sarney e do poderoso Paulo Afonso Delfino Guimarães abrir a boca pra dizer que é o futuro.Paga a mídia para ludibriar alunos ou artistas fantasiados de alunos para mentirem perante as câmeras de TV e mostrar o que nunca existiu e o que nunca foi feito por ele. Sr. Sarney ,faça alguma coisa e não fique só relembrando o que fez pelo Amapá.Seu Estado é o Maranhão,seu estado é aqui.Nos dê o prazer de dizer,O EX PRESIDENTE SARNEY NOS DEIXOU UM LEGADO DE GLÓRIAS.NOS DEIXOU UM MARANHÃO RICO,NOS DEIXOU UM MARANHÃO CULTO. Quem lembra de João Castelo meu amigo Sarney?Ninguém.Castelo nada deixou a não ser o elefante branco chamado Castelão que não rende nada ao Estado e que por mim já deveria ter sido transformado em uma grande universidade modelo para os estudantes pobres e também para enriquecer o Estado de cultura e não ficar sendo palco de canelas de pau chutando bolas pra todo lado e falando asneiras.Medite Sr. Sarney,o senhor está muito vivo e pode nos ajudar muito ainda.Vida longa a você e muita saúde é o que lhe desejo.Gosto e respeito você demais .Quisera eu ter o prazer de ficar frente a frente com você para para poder falar tudo que me incomoda nesse Estado tão rico e tão pobre porque seus filhos poderosos não querem.Tenho fotos sua da campanha pela primeira vez com governador e comprovo caso queira ver.Não jogo damas como o senhor mais admirava vê-lo em uma foto sua em um local humilde na cidade operária jogando com um senhor negro,humilde que assim como eu lhe valoriza muito e lhe tem um profundo respeito

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários