ALÔ, MP! Suspeita de favorecimento de licitação milionária em Balsas
O Blog do Luís Pablo recebeu uma gravíssima denúncia envolvendo a Prefeitura de Balsas-MA, comandada pelo médico Erik Augusto Silva.
A denúncia é sobre um processo licitatório milionário que já foi parar na Justiça. A licitação é para prestação de serviços de “limpeza urbana, coleta, transporte, disposição final e gestão de resíduos domiciliares.”
A concorrência de número 011/2017 foi aberta em 23 de janeiro de 2018 e uma única empresa foi habilitada para o certame. Ocorre, que a prefeitura não aceitou a empresa classificada e emitiu um parecer com fracas alegações, anulando a licitação.
Por conta disso, o processo licitatório ficou sub judice. O relator da ação é o desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos.
Diante disso, a Prefeitura de Balsas resolveu lançar um novo edital (concorrência 01/2018), onde seis empresas se habilitaram no processo. Para a surpresa dos responsáveis pelo certame, a empresa que apresentou o menor preço foi justamente a que ganhou a primeira licitação.
Todos tomaram um susto quando os envelopes de proposta de preço foram abertos, na última sexta-feira, dia 6. O mais estranho é que não bateram o martelo em torno da empresa vencedora e marcaram uma nova sessão para amanhã, dia 12.
O contrato no valor de R$ 13,8 milhões é da Secretaria Municipal de Infraestrutura, comandada pelo vice-prefeito Celso Henrique Borgneth (PT), genro do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Washington Oliveira.
O titular do Blog apurou que uma das empresas que participaram da licitação pertence a um sobrinho do prefeito, sem contar também que empresas que nunca trabalharam com limpeza pública que estão na concorrência, mas essa é uma outra história que será denunciado aqui.
Amanhã tudo pode acontecer e o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) do Ministério Público precisa ficar de olho.
12/04/2018 às 14:21
Isso não é nem um pouco dos atos irresponsáveis do prefeito pergunta para ele das empresas que são em nome do irmão do vice, que já ganhou licitação, apure a respeito das empresas que ganham licitação ou são de Imperatriz ou do Piauí, porque porque foram abertas lá para poder enganar o povo, fora o nepotismo que anda solto e ninguém faz nada, a diretora da gestão de tributos é esposa do Secretário de Finanças, que o pai dele e ele financiou a campanha do Prefeito, ex baba da casa deles é funcionária da gestão de tributos, a cunhada da diretora da gestão de tributos é secretaria dela, a comadre da diretora da gestão de tributos é funcionária de gestão, quem ganhou uma licitação grande para fazer um projeto da reforma da rodoviária é amiga pessoal do Prefeito, quem ganhou a licitação de combustível financiou a campanha do prefeito, e por aí vai