Sindicato dos Policiais Civis diz que governo Flavio Dino engana o cidadão

Por Luís Pablo Política
 

O Sindicato dos Policiais Civis(Sinpol-MA) repudiou o desvio de finalidade que se tornou o programa “Pacto pela Paz”, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança.

Para o sindicato, diferente do que afirma o governo, que diz ter reestruturado o setor, o programa em “execução” não melhorou a segurança no Maranhão. “o governador Flávio Dino não tem como ocultar a falta de valorização da Polícia Civil, e a consequente desmotivação dos servidores da Segurança, e, mais ainda, o sucateamento a que submeteu a Polícia Investigativa.”

O Sinpol criticou a forma como o projeto vem sendo utilizado, principalmente no interior do Estado, e questionou a verdadeira intenção do projeto. “O programa “Pacto pela Paz” é um projeto eleitoreiro, fantasioso, cujo único objetivo seria cooptar votos no interior do Estado? Afinal, para que serve o “Pacto pela Paz, se o ESTADO não faz por quem primeiro a promove?”,escreveu.

Abaixo leia na íntegra o texto do Sinpol-MA:

O governo está enganando o cidadão.

Sobre a série de ações do “Pacto Pela Paz” para reestruturação da Segurança, entre eles, a contratação de mais policiais, promoções, investimentos em formação profissional, tecnologia e infraestrutura, é preciso esclarecer que a frota da Polícia Civil permanece em sua maioria sucateada; que as delegacias estão caindo aos pedaços; que os equipamentos das unidades policiais são antigos; que nomeações, de fato, ocorreram, com a farra dos capelães que ingressaram sem a via Constitucional do concurso público; que o governo não investe na Polícia Judiciária, deixando-a sucateada, com péssima ou nenhuma estrutura, além da falta de efetivo; que do Orçamento da Segurança Pública, a parte que cabe à Polícia Civil não chega nem a 1% do orçamento total nessa área; entre outras penúrias tão exploradas pela direção sindical ao longo da atual gestão. O programa em “execução” não melhorou segurança no Maranhão.

Apesar de alardear os bons atos da polícia, realizados, aliás, por conta do profissionalismo de seus integrantes e nunca por conta de algum incentivo do Palácio dos Leões, o governador Flávio Dino não tem como ocultar a falta de valorização da Polícia Civil, e a consequente desmotivação dos servidores da Segurança, e, mais ainda, o sucateamento a que submeteu a Polícia Investigativa.

O trecho da matéria que diz “O diálogo com a população… é uma das vertentes do programa social…” chega a ser “debochado”. Ora, um governo que exclui as entidades de classe do Conselho de Polícia Civil, não pode ser considerado um governo democrático. Democracia exige a participação de todos os setores envolvidos na política de defesa da sociedade. Mas o governo, que se diz progressista, não prioriza o diálogo com todas instituições representativas existentes no Estado.

Por fim, é importante fazer as seguintes indagações: o programa “Pacto pela Paz” é um projeto eleitoreiro, fantasioso, cujo único objetivo seria cooptar votos no interior do Estado? Afinal, para que serve o “Pacto pela Paz, se o ESTADO não faz por quem primeiro a promove?

2 comentários em “Sindicato dos Policiais Civis diz que governo Flavio Dino engana o cidadão”

  1. Anny Caroliny

    Presidente do Sindicato pagando o q

  2. H.S.N

    Governo F. Dino realizou um concurso da PCMA apenas para se promover. 15 vagas para escrivão, 34 vagas para investigador, será que é isso realmente que a PCMA precisa, poucos efetivos, condições indignas de trabalho, péssimo material de trabalho, delegacias sucateadas. Será que ele não pensa que quanto mais ele investir, em educação, segurança, saúde, mais bem visto ele vai ficar e consequentemente mais votos irá ganhar. PENSA FLAVIO DINO.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários