Detinha pode ser acionada pela Justiça por propaganda eleitoral antecipada

Por Luís Pablo Política
 
Evento eleitoreiro promovido por Detinha

Evento eleitoreiro promovido por Detinha

As convenções partidárias ainda não aconteceram, mas os pré-candidatos à Prefeitura de São Luís estão empenhados em reunir o povo e fazer a divulgação da sua candidatura. Um exemplo é a deputada estadual Detinha (PL), esposa do deputado federal Josimar Maranhãozinho, que almeja ocupar a cadeira do chefe do Poder Executivo Municipal de São Luís.

A pré-candidata tem realizado constantes encontros com as comunidades ludovicenses, o que se assemelha a grandes comícios, com direito a faixas e camisetas com o nome da pré-candidata.

Inconformado com tal atitude, o partido Rede Sustentabilidade entrou com representação de propaganda eleitoral antecipada contra a pré-campanha da deputada Detinha à Prefeitura de São Luís. No pedido, a Rede apresenta que tais práticas podem configurar até abuso econômico, político e de poder.

De acordo com as novas regras eleitorais, editadas pela Lei 13.165/2015, os pré-candidatos a cargos políticos podem se manifestar em público, fazer menção à pretensa candidatura e exaltar suas qualidades pessoais, desde que não envolvam pedido explícito de voto (art. 36-A, caput).

Na mais recente pesquisa de intenção de voto à Prefeitura de São Luís, realizada pelo Ibope e divulgada nesta segunda-feira (10), Detinha aparece em 7º lugar com 2% das intenções dos votos, bem distante do Palácio de La Ravardière.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários