Saiba como funcionava o esquema de emendas chefiado por Josimar

Por Luís Pablo Política
 
Deputado federal Josimar de Maranhãozinho

Deputado federal Josimar de Maranhãozinho

O inquérito da Polícia Federal que investiga o deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL) aponta como funcionou a triangulação financeira do esquema de emendas parlamentares.

De acordo com as investigações, o esquema funcionava da seguinte maneira: o deputado destinava recursos do Ministério da Saúde a determinados municípios e na sequência recorria a um agiota, pegando um empréstimo de 25% dos valores das emendas.

Ao invés de cobrar do parlamentar a quem emprestou os recursos, o agiota exigia o montante dos prefeitos das cidades agraciados com os recursos federais.

Foi o que aconteceu, por exemplo, na cidade de São José de Ribamar-MA. O caso chegou às autoridades depois que um dos prefeitos denunciou a suposta triangulação criminosa à Polícia Federal. A denúncia foi feita por Eudes Sampaio quando foi prefeito de de Ribamar.

A PF relatou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que encontrou indícios de que o suposto esquema liderado por Josimar teria utilizado um grupo armado, extorsões, um agiota e saques em dinheiro vivo para desviar emendas parlamentares destinadas a prefeituras do Maranhão.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários