BOMBA! PF deflagra operação contra gestão de Fábio Gentil em Caxias

Por Luís Pablo Política
 
Prefeito Fábio Gentil tem sua gestão alvo da PF

Prefeito Fábio Gentil tem sua gestão alvo da PF

Nesta manhã, dia 19, a Polícia Federal, com apoio da Controladoria-Geral da União no Estado do Maranhão (CGU/MA), deflagrou a Operação Arconte nos municípios de Caxias/MA, São Luís/MA, São José de Ribamar/MA, Teresina/PI e Cajueiro da Praia/PI.

O objetivo foi desarticular grupo criminoso investigado pelo cometimento de crimes contra a Administração Pública na Prefeitura de Caxias-MA, comandada por Fábio Gentil.

Os investigados realizavam fraudes em procedimentos de dispensa de licitação na prefeitura, com o desvio de recursos públicos federais da área da saúde, constando dentre esses, verbas públicas que deveriam ser aplicadas no combate à pandemia de COVID-19.

Durante as investigações ficou constatado a participação de servidores públicos e empresários da área de saúde que recebiam o repasse de recursos públicos do município.

A CGU identificou que muito embora existisse em Caxias 52 empresas com potencial para serem contratadas pelo município, as dispensas de licitação eram direcionadas para a contratação de empresas diretamente ligadas aos servidores públicos e particulares investigados.

Para se ter ideia, somente em relação a duas empresas investigadas foi realizado o repasse total de aproximadamente R$ 9,45 milhões.

A PF está cumprindo 44 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1a Região – TRF1 em decorrência de representação feita pela Polícia Federal. Para o cumprimento das medidas judiciais estão sendo empregados 160 policias federais e 4 servidores da CGU.

Os investigados poderão responder pelos crimes de peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, fraude à licitação e lavagem de dinheiro, dentre outros, com penas que podem chegar a 43 anos de prisão.

A operação denominada Arconte se refere ao termo grego arkhon, que significa o responsável por um “cargo”. Sendo batizada dessa forma, pois os investigados foram flagrados em vídeos negociando diretamente não somente o repasse de recursos públicos com as empresas investigadas, mas também a nomeação de cargos na Administração Pública, em troca da obtenção de vantagens indevidas.

Um comentário em “BOMBA! PF deflagra operação contra gestão de Fábio Gentil em Caxias”

  1. Jaci

    E, o prefeito, tá livre, leve e solto???????

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários