Detran-MA implementará novos equipamentos de fiscalização eletrônica

Por Luís Pablo Política
 
Diretor do Detran-MA, Hewerton Pereira

Diretor do Detran-MA, Hewerton Pereira

O governo do Maranhão, através do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), implementará um novo Centro de Controle Operacional voltado à gestão do trânsito no estado.

No espaço, técnicos capacitados serão responsáveis por operar os novos equipamentos de fiscalização eletrônica e videomonitoramento de tráfego que serão implantados em pontos estratégicos da malha rodoviária do estado. As iniciativas estão previstas para serem implantadas no primeiro semestre de 2023.

Ao todo, serão 89 pontos de monitoramento, 178 câmeras fixas e cerca de 30 câmeras PTZ (PAN, Tilt e Zoom). O novo Centro, que contará com o que existe de mais eficaz e moderno no âmbito da tecnologia para o trânsito, através de conceitos de sistemas inteligentes de tráfego e tecnologia de informação e comunicação, visa aumentar a segurança pública e viária no Maranhão, com foco na redução de acidentes.

Para o diretor-geral do Detran-MA, Hewerton Pereira, é de suma importância o investimento do governo do Maranhão em iniciativas desse tipo para o bem-estar da população, aumento da segurança e ampliação da fiscalização do trânsito no estado.

“Com essa nova empreitada, conseguiremos, cada vez mais, assegurar agilidade e segurança viária a todos os integrantes do sistema de trânsito no Maranhão, desde o motorista até o pedestre. Além disso, com esse novo projeto, teremos uma taxa menor no número de sinistros e rapidez na identificação dos envolvidos em sinistros de trânsito. Essa é mais uma ação do governo do Maranhão que será um marco no tráfego e na segurança da população maranhense”, declarou Hewerton Pereira.

Vale ressaltar que o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), também irá operacionalizar os equipamentos de monitoramento, visando a integração das câmeras já existentes com a nova tecnologia, resultando na ampliação do sistema de monitoramento de segurança do estado.

O projeto de fiscalização abrangerá o supervisionamento da velocidade empregada pelos veículos, bem como o monitoramento e fiscalização de excesso de peso por parte de veículos de carga, além do videomonitoramento, ao vivo, que será transmitido para agentes de trânsito localizados remotamente.

Estatísticas

De acordo com dados do Observatório do Trânsito no Maranhão (OBTMA), os acidentes de trânsito no estado ocasionam cerca de 1.600 óbitos anualmente, deixando, no mesmo período, 21.000 pessoas inválidas. Os dados ainda são considerados subdimensionados à realidade do estado devido à subnotificação de eventos desse tipo.

Um comentário em “Detran-MA implementará novos equipamentos de fiscalização eletrônica”

  1. jose carlos silva

    Essa implementação de equipamentos servirá APENAS para MULTAR os motoristas. Não vejo nenhuma campanha e educação no trânsito. É mais uma OPERAÇÃO CAÇA NÍQUEL.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários