Após reportagens, aliado de Iracema pede demissão da Assembleia Legislativa
A gestão da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale (PSB), teve a sua primeira baixa. O ex-prefeito Aldenir Santana Neves, de Urbano Santos-MA, não resistiu à pressão e pediu demissão do cargo de secretário do Gabinete da Presidência.
Em comunicado encaminhado a sua (agora) ex-chefe, o ex-prefeito alegou que sua demissão foi para “evitar quaisquer tipos de constrangimentos a esta Casa Parlamentar, pois antes de qualquer interesse individual devem ser preservados os interesses públicos e a imagem da Casa do Povo”.
Ainda no comunicado, Aldenir Santana destilou seu ódio ao caluniar os jornalistas que denunciaram o ato ilegal protagonizado pela presidente da Assembleia. As reportagens dos sites do Luís Pablo, Neto Ferreira e Atual7 cobraram o posicionamento do Ministério Público estadual, atualmente sob comando do procurador-geral de Justiça Eduardo Nicolau.
O ex-prefeito não poderia nem ter sido nomeado no Poder Legislativo por se enquadra na Lei da Ficha Limpa do Servidor Público, mas ainda assim a presidente da Casa permitiu que o seu aliado recebesse o primeiro mês de salário.
Pela legislação, Aldenir Santana só pode voltar a ocupar função pública somente a partir de 2029. Isso porque ele foi condenado em decisão transitada em julgado por acusação de corrupção, sendo preso mais de uma vez em operações da Polícia Federal e do Gaeco.
03/03/2023 às 08:39
Luis, não sei se não li o requerimento com a devida atenção, mas NÃO VI o pedido de exoneração?
03/03/2023 às 11:02
Ele fala no terceiro parágrafo!