ESCÂNDALO! Iracema nomeia padre na Assembleia Legislativa

Por Luís Pablo Política
 
Iracema Vale e o padre Raimundo Luzia

Iracema Vale e o padre Raimundo Luzia

O padre Raimundo Luzia Gonzaga de Sousa é um homem “abençoado”. Para ele é Deus no céu e a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão na terra.

O religioso foi nomeado para o cargo em comissão no Poder Legislativo como secretário executivo pela presidente Iracema Vale (PSB). O ato de nomeação foi publicado no Diário Oficial da Casa no dia 15 de março.

O código do direito canônico, diz no terceiro parágrafo da norma 285: “os clérigos são proibidos de assumir cargos públicos que implicam participação no exercício do poder civil. Os padres que assumem tais atividades estão claramente em situação de desobediência ao que prometeram no dia de sua ordenação presbiteral”.

Apesar da determinação do código, que rege a conduta da Igreja Católica, o padre Raimundo Luzia se mantém no cargo comissionado recebendo dinheiro público. E o que é pior: sob suspeita de receber sem trabalhar.

Nas redes sociais (@pe.raimundoluzia), o padre têm vários imagens ao lado de políticos fazendo elogios na legenda e comentários nas suas publicações, expondo sua devoção pela política.

Padre Raimundo Luzia já foi da Paróquia de Nossa Senhora da Consolação, em Colinas-MA. Atualmente é resposável pela Paróquia Menino Jesus de Praga, em Timon-MA, município em já recebeu titulo de cidadão timonense na Câmara Municipal. A honraria foi proposta pelo vereador Uilma Resende, presidente da Casa.

Vereador Uilma Resende, padre Raimundo Luzia e a vereadora Da Luz do Sete Estrela

Vereador Uilma Resende, padre Raimundo Luzia e a vereadora Da Luz do Sete Estrela

Procurado pelo site do Luís Pablo via WhatsApp, o padre curiosamente ligou de chamada de vídeo e em seguida desligou. O editor-chefe do site encaminhou mensagem dizendo que o religioso havia ligado de vídeo e ele respondeu dizendo: “desculpe, foi engano”. Novamente foi solicitado seu esclarecimento a respeito do ato de nomeação, mas padre Raimundo Luzia não respondeu mais nada. Ao que tudo indica, o padre deveria ter apertado para vê a foto do perfil e acabou ligando de chamado de vídeo.

Publicação do Diário Oficial do dia 15 de março página 3

Publicação do Diário Oficial do dia 15 de março página 3

3 comentários em “ESCÂNDALO! Iracema nomeia padre na Assembleia Legislativa”

  1. Valber

    Um Absurdo, colocaram pra fora funcionários com mais de 30 anos de serviços, Funcionários que realmente trabalhavam. Funcionários com pouco tempo para se aposentar.
    Uma Verdadeira Vergonha. Tem uns lá pra bandas de São José de Ribamar que foi contemplado com um Emprego, o trabalho dele é repostar ações da Assembleia e do Governo.

  2. Conde

    lendo essa reportagem me lembrei do caso dos capelães….

  3. ANTONIO

    A nossa casa do povo está a cada legislatura ficando uma vergonha. Saí o seis do comando e entra meia duzia para afundar e fazer berrações.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários