EXCLUSIVO! Saiba quem é o digitador do marido de Iracema que foi preso pela PF

Por Luís Pablo Política
 
Antonio Farias Carvalho, o digitador do prefeito de Belágua-MA, Herlon Costa

Antonio Farias Carvalho, o digitador do prefeito de Belágua-MA, Herlon Costa

O site do Luís Pablo teve acesso, com exclusividade, as imagens do único alvo que foi preso hoje, dia 5, na Operação “Fator Comum”, deflagrada pela Polícia Federal contra um grupo criminoso que inseria dados falsos nos sistemas do SUS para recebimento indevido de recursos públicos.

Antonio Farias Carvalho, de 41 anos, teve o decreto de prisão temporária expedido pelo juiz federal Pedro Alves Dimas Júnior, substituto da 2ª Vara Criminal de São Luís. Ele também foi alvo de busca e apreensão em sua residência no município de Vargem Grande-MA.

O prisioneiro, que encontra-se no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, ficou conhecido como “digitador” após uma entrevista do prefeito de Belágua-MA, Herlon Costa, marido da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale.

Em abril numa reportagem ao Fantástico, Herlon Costa atribuiu o desvio de recursos federais a um problema feito por um ‘digitador’. Segundo o prefeito, o “digitador” teria feito os cálculos e lançado de forma errônea no sistema 50 mil atendimentos pós-Covid, quase seis vezes a quantidade de moradores do município que tem 7.528 habitantes. Ao todo, 446 pessoas tiveram a doença em Belágua.

“O digitador. É um digitador, é control C e control V. Rapaz ele fez o levantamento errado”, disse o prefeito Herlon na época, colocando culpa em Antonio Farias – até então desconhecido por não ter tido sua identidade revelada.

Antonio Farias Carvalho

Antonio Farias Carvalho

De acordo com as investigações, a Prefeitura de Belágua/MA recebeu R$ 1.105.062,12 (um milhão, cento e cinco mil, sessenta e dois reais e doze centavos) de repasse indevido de recursos do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação – FAEC, relativos aos procedimentos de reabilitação do “pós-covid”.

A reportagem do site do Luís Pablo apurou que o “digitador” Antonio Farias mora numa casa humilde e tem uma vida de um simples funcionário público, onde exerce o cargo de coordenador de dados informáticos na Prefeitura de Vargem Grande.

Ainda sendo apurou a reportagem, Antonio Farias teria entrado em depressão após o esquema ter sido denunciado no Fantástico. Com o emocional afetado, é capaz do “digitador” falar tudo para os federais e delatar todos os nomes dos envolvidos no esquema.

5 comentários em “EXCLUSIVO! Saiba quem é o digitador do marido de Iracema que foi preso pela PF”

  1. jose carlos silva

    Luis, seria CÔMICO se não fosse TRÁGICO! O digitador vai preso e o prefeito continua SOLTINHO fazendo grandes ” OBRAS ” no município. O sujeito é DIGITADOR, os dados são FORNECIDOS para Ele, o mesmo não terá nenhum GANHO, a PREFEITURA mete a MÃO NO POTE e prontto, Esse é o Brasil!

  2. Celso Santana

    Não deixa de respingar ou melhor enxaguar a Presidenta da Assembléia, tem a ver com as calças sim!
    O melhor neste momento é dona Iracema se afastar da direção da ALMA (Ass. Leg. do MA, acho dispensável o E de estado. Maranhão é Maranhão, muito mais que um estado de uma federação).
    Senhor Brandão, peça para Iracema se afastar!

  3. André

    Conheço Antônio Farias, Farias como é conhecido na cidade, é casado e tem uma filha, mora em uma residência humilde, tem mal uma motocicleta para se locomover, é contratado do município de Vargem Grande, infelizmente vai gastar muito dinheiro, que não tem, para pagar advogado, nunca se envolveu com a criminalidade, infelizmente no Brasil manda quem tem dinheiro, é triste ver uma situação dessa, uma prisão provisória de cinco dias, mas que pode destruir o psicológico e a reputação de um pai de família, ainda mais em uma cidade pequena.

  4. Helena

    O “digitador ” mora bem na minha rua convivia com nós.
    A vida simples era pra disfarçar pq todo ano tinha celular de última geração
    Até presentiou o filho com uma moto novinha. O engraçado é que quando
    eu fui comprar pão tinha tres carros da polícia federal na minha rua
    eu estranhei pena q num tava com meu celular na hora.

  5. Rui

    Vai sonhando, Celso Santana, que ela vai se afastar. Ou que o governador vai pedir pra ela fazer isso

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários