Licitação de quase R$ 6 milhões é anulada em Apicum-Açu

Por Luís Pablo Política
 

Zequinha Ribeiro, prefeito de Apicum-Açu

Uma licitação no valor de R$ 5.968.837,20 e os respectivos contratos foram anulados na prefeitura de Apicum-Açu, comandada pelo prefeito Zequinha Ribeiro, após Recomendação da Promotoria de Justiça de Bacuri.

A anulação foi oficializada em 11 de julho e publicada no Diário Oficial do Município. O procedimento licitatório havia sido aberto, em setembro de 2022, para contratação de 24 pessoas físicas para prestar serviços junto à Secretaria Municipal de Saúde, pelo período de 12 meses.

A Recomendação, formulada pelo promotor de justiça Igor Adriano Trinta Marques, foi encaminhada, em 4 de julho, ao prefeito e ao secretário municipal de Saúde, Wenner Monteiro.

Na manifestação, o representante do MP solicitou imediata anulação da licitação, com base em ilegalidades. Entre elas estava a falta de disponibilização integral do processo no Portal da Transparência do município e no Sistema de Acompanhamento Eletrônico de Contratações Públicas (Sacop), do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e os contratos resultantes e respectivos extratos de publicação.

O órgão ministerial fixou prazo de 24 horas para informar sobre o acatamento da Recomendação. Em 13 de julho, a administração municipal informou sobre a anulação do processo licitatório.

“O Ministério Público continuará buscando a resolução dos conflitos e fiscalizando a probidade, impessoalidade e moralidade administrativas para garantir o interesse público”, enfatizou Igor Trinta.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários