PF deflagra operação contra contrabando de Vapes no Maranhão

Por Luís Pablo Política
 

Já foram apreendidos 750 aparelhos e 550 acessórios

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (6), no município de Imperatriz, a Operação Contra Vapor, visando combater a prática dos crimes de contrabando de Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs), popularmente conhecidos como vapes/ cigarros eletrônicos, e associação criminosa

Estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e medidas cautelares diversas.Dois estabelecimentos comerciais envolvidos na venda dos produtos tiveram a suspensão do funcionamento.

Oito páginas que divulgavam e comercializavam a venda do produto ilícito e seus acessórios foram retiradas da internet.As medidas foram expedidas pela 1ª Vara Federal Cível e Criminal da Subseção Judiciária de Imperatriz.

A operação foi desencadeada no bojo de Inquérito Policial instaurado pela Polícia Federal após a apreensão de cigarros eletrônicos, ocorridos em março deste ano, no aeroporto de Imperatriz.

Durante as diligências, foi constatado a existência de diversos pontos de difusão do material criminoso e a identificação de algumas possíveis autorias, o que levou a equipe de investigação representar pelos mandados expedidos e cumpridos na presente data, como forma de robustecer o arcabouço probatório e a identificação de outros participantes dos delitos cometidos.

Os investigados poderão responder por associação criminosa, com penas que podem chegar a oito anos de prisão.

Até o presente momento, cinco pessoas foram presas em flagrante delito por vender, expor à venda ou manter em depósito no exercício da atividade comercial mercadoria proibida pela lei brasileira.

Foram localizados nos locais vasto material probatório, dentre eles cigarros eletrônicos e acessórios, que em uma primeira parcial foram apreendidos em torno de 750 aparelhos e 550 acessórios.

As diligências seguem em andamento em outros locais. A Operação conta com a participação de 51 policiais federais do estados do Maranhão e Tocantins.

Foi denominada Contra Vapor por ser uma expressão popular utilizada em alguns estados com o significado de contra golpe; e no âmbito da presente investigação, vapor ser uma das denominações utilizadas pelos vendedores e usuários do produto criminoso.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários