Veja a ação que vai derrubar a reeleição de Iracema no comando da AL
A presidente Iracema Vale já pode dando adeus para o comando do Poder Legislativa do Maranhão, a partir de 2025. Em uma eleição antecipada ocorrida no dia 16 de junho, Iracema foi reeleita para presidir a Casa Legislativa até 2026. Mas na terça-feira, dia 4, a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para anular a antecipação da eleição da Mesa Diretora para o biênio 2025/2026.
Na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), o procurador-geral da República, Augusto Aras, diz que “a norma regimental viola os princípios democrático, republicano, do pluralismo político e da anualidade eleitoral, o princípio da contemporaneidade das eleições relativamente aos mandatos e o dever de fiscalização e de avaliação dos parlamentares pelos seus pares”.
Para Augusto Aras, “ao permitir a eleição dos cargos de direção do segundo biênio em um lapso temporal expressivo – em junho do primeiro ano da legislatura –, a norma regimental atacada acabou por ensejar a influência do grupo político específico que já se encontra no poder, em evidente afronta aos princípios democrático e republicano, bem como ao interesse público.”
O procuador ainda requer que a PGR colha as “informações da Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, e que se ouça a Advocacia-Geral da União, nos termos do art. 103, § 3º, da Constituição Federal. Superadas as fases, pede prazo para a manifestação da Procuradoria-Geral da República.”
09/07/2023 às 18:37
Nunca pensei que fosse concordar com o engavetador geral da República. Espero que esses atropelos sejam lembrados , caso o governador Brandão decida investir nela em sua sucessão. E Parabéns pela matéria, Luís! O jornalismo e a blogosfera maranhense estão deitados em berço esplêndido na atual conjuntura.
02/08/2023 às 11:35
ATENÇÃO POPULAÇÃO DO MARANHÃO!
IRACEMA VALE, conhecida como “Carmina Vale”, lidera uma quadrilha que tem causado estragos incalculáveis no Estado. IRACEMA VALE, e seu marido HERLON COSTA, Clemilton e outros prefeitos têm enriquecido às custas da população.
O esquema milionário conta com a participação de CLESIANE, afilhada de IRACEMA justo Secretaria de Saúde de todo baixo Parnaíba e seu esposo “DIGITADOR – CONTADOR”, Além do ex prefeito ALDENIR SANTANA, DARCY, TETINHA, ADERCIFRANÇE e Prefeito atual CLEMILTON BARROS e outros.
Eles assumem a culpa por crimes em troca de grandes lucros. A corrupção é tão desenfreada, e a mídia nacional por enquanto mostrou apenas a ponta do iceberg. A equipe de marketing de Iracema Vale, age rapidamente para encobrir os escândalos, espalhando informações falsas nas redes sociais e Status dos comedores fantasmas, que ajudam propagar fake News em suas redes e celulares em benefícios mantidos a anos.
É fundamental remover IRACEMA VALE de qualquer cargo público urgente, não apenas da presidência da Assembleia Legislativa. Exigimos justiça e o fim desse esquema corrupto que tem prejudicado a população carente, especialmente em Urbano Santos e Belágua.
Em uma operação recente chamada “Fator Comum”, a Polícia Federal prendeu Antônio Farias Carvalho, conhecido como “digitador”, por inserir dados falsos nos sistemas do SUS(CLESIANE)para desviar recursos públicos. O prefeito de Belágua, Herlon Costa, anteriormente atribuiu os desvios a esse “digitador”, colocando a culpa em Antônio Farias.
A investigação revelou que a prefeitura de Belágua recebeu mais de um milhão de reais de repasses indevidos do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação – FAEC. Além disso, um esquema relacionado foi noticiado no Fantástico em 24/04/2023.
Chega de impunidade! É hora de justiça e transparência STF. A população precisa ser protegida desses crimes e seus responsáveis devem ser responsabilizados.
É necessário combater a corrupção e garantir um futuro melhor para o Maranhão.