Gaeco faz operação contra lavagem de dinheiro no Maranhão

Por Luís Pablo Política
 

Nas primeiras horas desta terça-feira (8), 20 mandados de busca e apreensão e de sequestro e arresto de bens foram cumpridos nos municípios de Caxias, Peritoró e Miranda do Norte. A operação foi denominada de Hades.

A ação teve como objetivo desarticular uma organização criminosa investigada por praticar crimes de fraude fiscal e “lavagem” de capitais. Teve como intuito ainda restituir aos cofres públicos o montante de R$ 304.509.097,92.

A operação foi deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), do Ministério Público, em apoio à 4ª Promotoria Regional de Defesa da Ordem Tributária e Econômica, em Timon.

A operação contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Teve ainda a parceria da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) e da Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Participam das ações no estado 17 promotores de justiça e dois delegados de polícia. Simultaneamente, foi também deflagrada a operação nas cidades de Teresina (PI), Campinas (SP) e Rio de Janeiro (RJ), por meio dos Gaecos dos respectivos estados.

O nome da operação faz referência à fraude fiscal oculta patrocinada por famílias que atuam no setor de combustíveis, simbolizando a busca por revelar e punir as atividades ilegais.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários