Prefeita de Timon deve exonerar imediatamente parentes de vereador
A pedido do Ministério Público Estadual, a prefeita de Timon, Dinair Veloso, deve exonerar imediatamente cinco familiares do vereador Edvar Borges Schalcher, conhecido como Vavá.
A nomeação dos parentes do vereador consistia em troca de “apoio político” à prefeita. A gestora havia ignorado uma Recomendação anterior do MP sobre o caso de nepotismo.
Devem ser exonerados a esposa do vereador, Lindalva Alves Cardoso Schalcher; a mãe do parlamentar, Marinalva Borges Schalcher; a cunhada dele, Milena Silva Costa Schalcher; e os irmãos dele, Edgard Schalcher e Edmar Morais Schalcher.
A denúncia, de que a prefeita havia realizado contratações irregulares de parentes do vereador Vavá, chegou à Promotoria de Timon por meio da Ouvidoria-Geral do MP.
Segundo a Portaria, somente os vereadores declaradamente da oposição não têm parentes nomeados pela prefeita, o que denota a “moeda de troca” de apoio político por nomeações para cargos comissionados, funções de confiança e contratos temporários no Poder Executivo.
A prefeita Dinair Veloso tem até cinco dias para informar à Promotoria se vai acatar ou não a Recomendação.
“Nepotismo é a forma mais nítida e cristalina de uso da máquina pública para interesse pessoal”, destaca a Portaria, assinada pelo promotor de justiça Sérgio Ricardo Souza Martins.