São Luís fica entre as 20 piores cidades brasileiras no Ranking do Saneamento

Por Luís Pablo Política
 

São Luís caiu duas colocações em relação ao levantamento de 2023

A capital maranhense ficou entre as 20 piores cidades no Ranking do Saneamento 2024. Dos 100 municípios brasileiros analisados, São Luís ficou na 88ª colocação, tendo um desempenho pior que o levantamento de 2023, com o decréscimo de duas posições.

O ranking é realizado pelo Instituto Trata Brasil (ITB) em parceria com a GO Associados. O levantamento analisa os indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), publicado pelo Ministério das Cidades. São avaliados os 100 municípios mais populosos do Brasil.

O estudo analisa os indicadores de atendimento de água, coleta e tratamento de esgotos, investimento por habitante e índice de perdas na distribuição e ligação.

Entre as capitais brasileiras, São Luís ficou entre as seis piores, à frente apenas de Maceió, Belém, Rio Branco, Macapá e Porto Velho.

O ITB destaca que a falta de acesso à água potável impacta quase 32 milhões de pessoas e cerca de 90 milhões de brasileiros não possuem acesso à coleta de esgoto, refletindo em problemas na saúde para a população.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários