Gerente afastado da Codevasf atuou em contratos de Juscelino Filho

Por Luís Pablo Política
 

Julimar Alves e Juscelino Filho

Uma reportagem da Folha de São Paulo expôs o caso de um gerente afastado da Codevasf, identificado como Julimar Alves da Silva Filho, que atuou em contratos custeados com emendas do deputado federal Juscelino Filho, atual ministro das Comunicações.

Os contratos em questão são investigados pela Polícia Federal. Julimar deixou a estatal após ser alvo da Odoacro, operação que investiga contratos no Maranhão, alguns custeados por emendas de Juscelino Filho quando ele era deputado.

“Para conseguir gerir e desviar os recursos, Juscelino Filho possue tentáculos dentro da Codevasf, como o fiscal afastado na segunda fase da operação Odoacro, Julimar Alves da Silva Filho”, aponta relatório da PF.

Julimar e a esposa seriam destinatários de cerca de R$ 250 mil de contas no mesmo período em que ele atuava na fiscalização de obras de pavimentação asfáltica. O gerente afastado teria atuado em pelo menos duas obras realizadas na cidade de Vitorino Freire-MA, comandada pela prefeita Luanna Rezende, irmã de Juscelino.

Conforme a reportagem, a primeira tem origem em um convênio de R$ 5,2 milhões firmado em 2017 com verba indicada por Juscelino. Julimar foi indicado como fiscal do contrato.

A PF visitou a obra e constatou que grande parte das ruas está tomada por buracos e o asfalto já é quase inexistente. Em nota, a Codevasf disse que 85% da obra havia sido finalizada, mesmo com a liberação de todo o valor do convênio. Por isso, a estatal calculou “pendências” e cobrou da prefeitura a devolução de parte da verba. A companhia não deu detalhes sobre o estado da obra e por qual razão o convênio não foi concluído.

O Ministério das Comunicações afirma que Juscelino Filho não tem relação com o caso. “No cargo de deputado federal, Juscelino apenas indicou emendas parlamentares para custear a realização de obras. A licitação, realização e fiscalização delas são de responsabilidade do Poder Executivo”, informou em nota.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários