Prefeito de São José dos Basílios e secretária de Educação na mira da PF
O prefeito de São José dos Basílios-MA, Creginaldo Rodrigues de Assis, mais conhecido como Farinha, e a secretária municipal de Educação, Cristhyanne Regina de Assis Coutinho, irmã do prefeito, estão na mira da Polícia Federal.
A denúncia foi registrada, nesta quarta-feira (11), na Superintendência da Polícia Federal do Maranhão. O prefeito e a irmã são suspeitos de desviar recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
O valor teria sido usado para financiar o Réveillon do ano de 2020. O pagamento foi efetuado no dia 30 de dezembro do mesmo ano, mas o evento não foi realizado. A empresa contratada é do município de Pedreiras.
Conforme a denúncia, a secretária de Educação informou ao irmão prefeito sobre valores em conta da sua pasta que poderiam retornar aos cofres da União.
Para não perder o recurso, o prefeito decidiu contratar uma empresa para “organizar” a festa de Réveillon. Cristhyanne ficou responsável pela nota fiscal e por ordenar o pagamento.
A verba desviada seria da merenda escolar. Segundo a denúncia, a empresa contratada teria repassado a maior parte do valor ao prefeito e à secretária.
Ainda segundo a denúncia, recentemente, as contas do Fundo de Participação do Município (FPM) foram bloqueadas.