Lei da Ficha Limpa barra 28 candidatos no Maranhão

 

Pelo menos 28 candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador em todo o Maranhão foram barrados com base na Lei da Ficha Limpa pelos Tribunal Regional Eleitoral, segundo levantamento do G1 com base nas decisões da segunda instância da Justiça Eleitoral.

Os candidatos que tiveram o registro indeferido em primeira instância, pelo juiz eleitoral, puderam recorrer ao TRE. O prazo para o julgamento dos recursos no Tribunal Regional terminou no dia 23 de agosto. Nesta data, todos os processos e resultados já deviam ter sido encaminhados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O TSE informou ter recebido 2.598 recursos de candidatos de todo país até a sexta-feira (14), mas não possui levantamento sobre quantos se referem especificamente à Lei da Ficha Limpa. A estimativa da Corte é que o total de processos ultrapasse 15 mil nesta eleição. Na última, foram em torno de 5 mil.

Segundo a lei eleitoral, os candidatos barrados em segunda instância com direito a recurso podem continuar concorrendo normalmente até a decisão definitiva do TSE. Por isso, a grande maioria dos candidatos barrados no TRE pode ser eleito no dia 7 de outubro, data das eleições municipais.

A Lei da Ficha Limpa também não impede a propaganda, mas cabe ao candidato e ao partido avaliarem o risco de continuar as campanhas depois do indeferimento. Isso porque, de acordo com a legislação eleitoral, a candidatura chamada “sub judice”, pendente de decisão final, não conta votos para a legenda no quociente eleitoral.

Enquanto não há definição pelo TSE, os votos do candidato que decidiu continuar na disputa são apenas contabilizados, mas aparecem como resultado final zero enquanto “aguardam” a liberação do registro. Caso a candidatura seja barrada em definitivo, os votos são descartados.

Se o TSE não julgar os recursos a tempo, o candidato “sub judice” também pode ser considerado o vencedor de uma eleição até a posse, mas não será o diplomado no cargo. Nesse caso, quem toma posse é o segundo colocado. Isso porque a lei exige o registro de candidatura deferido para exercer o mandato.

Já se a decisão definitiva for de deferimento, seus votos podem passar a contar na eleição e alterar o cenário eleitoral como um todo. Os casos mais complexos podem chegar ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Com informações do G1…

4 comentários em “Lei da Ficha Limpa barra 28 candidatos no Maranhão”

  1. Renato

    28 que nao pagaram. Conheço um de icatu chamado de zezinho que é mais sujo que pau de galinheiro e ele mesmo anda dizendo que foi só pagar que se livrou, TRE fraco… Fui!

  2. Sandra

    O que houve em Brejo q

  3. Sandra

    O que houve em Brejo que os dois canditados Omar Futado e Francisco Caldas, estão impugnados e continuam nas eleições???

    Essa ficha limpa é só história, os Corruptos continuam do mesmo jeito,se preparando para continuar o enrriquecimento ilicito as custas do dinheiro do Povo.

    JUSTIÇAAAA…

  4. JUNIOR

    Se no Maranhão valer a Ficha Limpa isso é um grande sinal que este estado tal mal falado o (MA) estar evoluindo! Pois que temos visto de prefeitos sujos nas prefeituras de do MA não é brincadeira. Um fato verídico é prefeito reeleito na cidade de Magalhães de Almeida o Sr. João Candido Carvalho Neto do partido (PMDB) da Família Sarney, esse prefeito eleito mais conhecido como Neto Carvalho, tem feito do povo de Magalhães seus brinquedos de estimação, pois o povo anda assustado de tantas ameaças e perseguições!
    O dito prefeito Sr. Neto Carvalho, na noite de domingo 07 de setembro após os resultados das eleições, subiu em seu trio elétrico e discursou para todo o povo de sua coligação, que iria se vingar de todas as pessoas que o perseguiram, ele deixou bem claro que iria se vingar do povo da oposição!
    O povo de Magalhães quer justiça, pois esse prefeito estar com a ficha suja conforme lista do TSE, vamos tirar esses políticos corruptos do poder, vamos colocar pessoas honestas e tenham compromisso com povo e não só as pessoas que estão ao lado dele. Pleno século vinte, tha hora eliminar esses ditadores do MA. E hora de mudar e tirar esses políticos podres do poder. Pois como temos visto somente eles crescem ao contrário da população e do município.
    JUSTIÇA MARANHÃO.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários