Sarney decide entrar em campo para ajudar Flávio Dino chegar ao STF

 
José Sarney e Flávio Dino

José Sarney e Flávio Dino

Logo após o anúncio pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) da indicação de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF), o

O ministro da Justiça, Flávio Dino, recebeu um apoio de peso e passou a ter o ex-presidente da República José Sarney, de 93 anos, como cabo eleitoral.

Dino e Sarney, que já foram rivais políticos no Maranhão, se falaram e o cacique político do MDB deve usar toda sua influência para destravar eventuais resistências ao escolhido por Lula à Corte.

O primeiro desafio será convencer os senadores da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde será sabatinado no próximo dia 13.

Flávio Dino já obteve mais da metade do apoio que precisa para ter sua indicação ao Supremo aprovada, segundo reportagem publicada no O Globo. No levantamento feito pelo jornal com os 81 senadores mostra que 24 disseram ser a favor da nomeação. Para virar ministro da Corte, Dino ainda precisa ter o voto de 41 senadores no plenário da Casa.

ANTIGOS RIVAIS

O ministro da Justiça, que foi governador do Maranhão por dois mandatos, esteve por muitos anos do lado oposto do clã Sarney no espectro político, derrotando inclusive a ex-governadora Roseana Sarney, hoje deputada federal, nas eleições de 2018. Desde 2020, porém, Dino e Sarney, pai, vêm se aproximando.

O ponto de partida foi a morte de Sávio Dino, pai do ministro da Justiça, vítima da pandemia de covid-19. De lá para cá, Dino contou com o voto do ex-presidente da República para ingressar na Academia Maranhense de Letras e, nas eleições de 2022, costurou o apoio do PV, presidido localmente por Adriano Sarney, neto do emedebista, a Carlos Brandão, nome de Dino para o governo do estado.

Em solenidades e eventos oficiais realizados em Brasília, a proximidade entre os dois políticos maranhenses fica evidente. Na posse do presidente do STF, Luís Roberto Barroso, Dino e Sarney foram flagrados conversando em alguns momentos. Quando foi presidente da República, Sarney nomeou cinco ministros para o Supremo: Carlos Madeira, que também era maranhense, Celso Borja, Paulo Brossard, Sepúlveda Pertence e Celso de Mello.

Um comentário em “Sarney decide entrar em campo para ajudar Flávio Dino chegar ao STF”

  1. Lucas

    Que velho sem vergonha, Flávio Dino esculhambava a filha dele de tudo que é nome ruim e ele ainda tem coragem de apoia-lo. Para ser político, realmente, a pessoa não tem que ter o pingo de vergonha na cara.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários