Bomba! Secretário de Segurança é denunciado na Polícia Federal

Por Luís Pablo Política
 
Jefferson Portela, secretário de Segurança Pública do Maranhão

Jefferson Portela, secretário de Segurança Pública do Maranhão

O secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, foi denunciado na Polícia Federal por abuso de poder político. A representação foi feita pela coligação “Dom Pedro Pode Mais”, formada pelos partidos PDT, Republicanos, PL e PSL.

A denúncia foi encaminhada à superintende Regional da Polícia Federal no Maranhão, Cassandra Ferreira Alves Parazi, nesta terça-feira (10). Também são alvos da investigação o candidato a prefeito Ailton Mota dos Santos (Galego Mota); seu vice na chapa, Lucyan Dias Rezende; e o capitão da Polícia Militar Adriano Leandro de Araújo.

A investigação deve apurar possível prática de crime eleitoral cometido em Dom Pedro, no último domingo (8), durante ato político do candidato Galego Mota (REVEJA).

“Jefferson Portela realizou um discurso inflado contra a coligação adversária do seu candidato, proferindo ameaças explícitas e propondo prender os correligionários do senhor Leonardo Paz”, expõe um trecho da denúncia.

A defesa da coligação “Dom Pedro Pode Mais” expõe que Galego e Jefferson estão utilizando servidores públicos na campanha eleitoral, atuando para desestabilizar os eleitores de Leonardo Paz; que pode tipificar crime de coação eleitoral praticado por servidor público, previsto no artigo 300 do Código Eleitoral.

Diante da gravidade dos fatos, a defesa do candidato Leonardo Paz requer o envio de efetivo policial para atuação no município de Dom Pedro, a fim de garantir a imparcialidade das forças de segurança pública nas eleições.

Além da Polícia Federal, a coligação “Dom Pedro Pode Mais” representou contra os quatro envolvidos na Justiça Eleitoral, com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral com pedido de Tutela Provisória de Urgência Cautelar. Solicitando ainda envio de tropas federais ao município.

A defesa solicitou ainda que seja notificado o comandante da Polícia Militar em Dom Pedro para determinar a proibição de qualquer atividade policial do capitão Adriano, a fim de evitar a sua interferência na normalidade das eleições.

Com a confirmação da prática de abuso de poder político, a defesa do candidato Leonardo Paz pede a declaração de inegibilidade pelo período de oito anos e a cassação do registro do diploma, caso eleito.

Representação Polícia Federal

Ação de Investigação Judicial Eleitoral

CLIQUE E VEJA:

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários