Decisão de ministro do STF enterra pretensão de Othelino Neto

Por Luís Pablo Política
 
Deputado Othelino Neto, presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão

Deputado Othelino Neto, presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão

Foi um banho de água fria para o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Othelino Neto (PCdoB), a decisão do ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Nunes Marques aplicou o entendimento do STF que limita as reeleições sucessivas para os mesmos cargos nas Mesas Diretoras dos órgãos legislativos.

O ministro suspendeu os efeitos da eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Salvador (BA) realizada em 29 de março de 2022, relativa ao biênio 2023-2024, e determinou a efetivação de novo pleito.

A decisão de Nunes Marques enterra a pretensão de Othelino de continuar no comando da Casa Legislativa.

Jurisprudência – Ao deferir a liminar, o relator ressaltou que o Tribunal, ao julgar a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6524, assentou, com base nos princípios democrático e republicano, a necessidade de limitar as reeleições sucessivas, inclusive na esfera dos estados e do Distrito Federal.

“Se o presidente da República pode ser reeleito uma única vez, por simetria e dever de integridade, esse mesmo limite deve ser aplicado em relação aos órgãos diretivos das Casas Legislativas”, frisou.

Leia a íntegra da decisão.

Um comentário em “Decisão de ministro do STF enterra pretensão de Othelino Neto”

  1. Mercial Arruda

    Eita coisa boa, todo comunista é assim, fala direto em democracia, mas sempre buscando oportunidade de se perpetuar no poder. Esses são os democratas do Brasil.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários